Tendo como palavra de ordem a prevenção, a Prefeitura de Macaé continua intensificando os cuidados com a dengue, realizando visitas casa a casa, pulverização nos bairros com carro UBV (fumacê), tratamento com larvicida e orientação a população, por meio de distribuição de folhetos e cartazes. A meta é eliminar os focos e criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. A partir da próxima segunda-feira (13), serão realizadas diversas ações, que foram denominadas como Semana Epidemiológica.
Entre os dias 13 e 17, os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizarão mutirão no bairro Nossa Senhora da Glória. Serão feitas visitas para recadastramento dos pontos estratégicos com orientação, distribuição de material informativo e tratamento mecânico e químico.
O subsecretário de Saúde, Michel Haddad, explica que o trabalho focal e de prevenção é realizado de forma rotineira, durante todo o ano, e reforçado no verão, período de maior incidência da dengue.
No mesmo período, 34 agentes estarão no bairro Lagomar para intensificar as visitas domiciliares com orientação sobre o controle da dengue, controle mecânico e químico com larvicida, como também recuperação de imóveis pendentes e vedação de depósitos de armazenamento de água com colocação de telas. Já entre os dias 14 e 17, o mutirão acontece no bairro Cajueiros, que contará com 24 agentes de endemias.
Levantamento – Como parte das ações do ano, foi realizado esta semana o primeiro Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa) de 2014. Durante a pesquisa, os agentes visitam as casas identificando a presença de focos de larvas do Aedes aegypti e os locais que possam se tornar criadouros.
Michel Haddad acrescenta que o LIRAa é de extrema importância, por ser uma ferramenta de diagnóstico e que possibilita ao gestor direcionar os recursos para os locais de maior necessidade.
A população conta ainda com postos fixos de orientação nos bairros Cajueiros, Nova Holanda, Nova Esperança e Lagomar. Denúncias, sugestões e informações podem ser feitas pelo Disque Dengue 0800-022-6461. A ligação é gratuita.