logo

Documentários socioambientais são sucesso nas escolas da rede municipal

05/10/2009 09:31:34 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Alunos mostram a realidade do bairro

Estudantes das escolas municipais Engenho da Praia, Balneário Lagomar e Maria Isabel, além dos moradores do bairro Lagomar revelaram talentos ao apresentar quatro documentários, que retratam a realidade socioambiental da área, em que eles vivem. A exibição do documentário aconteceu em uma tenda montada, atrás do terminal Rodoviário do Lagomar. O bairro é reconhecido por ser o maior do interior do estado do Rio de Janeiro.

A produção e exibição dos documentários faz parte do Programa de Educação Ambiental e Valorização do Ser “PertenSER”, desenvolvido pela Petrobras e implementado pelo Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem (Gaia). O evento contou com a presença da subsecretária de Educação na Saúde, Cultura, Tecnologia, Meio Ambiente e Esporte, Conceição de Maria, que se mostrou satisfeita com a exibição dos documentários.

Também no evento, o secretário de Meio Ambiente, Maxwuell Vaz, afirmou que o trabalho foi brilhante, pois mobilizou a comunidade para a Educação Ambiental e ações para melhoria. Já a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Leila Clemente, frisou que a Educação Ambiental é tema de destaque para o ensino daqueles que desejam recuperar o tempo nos bancos das salas de aula.

- O trabalho produzido pelos estudantes foi excelente. Eles puderam mostrar o talento e refletir a respeito do local em que vivem. Pudemos perceber que se é capaz de fazer Educação Ambiental extramuros, de forma que os alunos possam refletir, se sensibilizar e propor ações. Esta foi uma oportunidade de revelar talentos”, pontuou.

Entre os alunos da rede municipal de ensino estavam Bruna Cristine dos Santos e José Francisco dos Santos, que integram a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do bairro. Aluna aplicada do Colégio Municipal Maria Isabel, Bruna Cristine, afirmou que a programação que participou fez pensar mais sobre o bairro em que mora e refletir sobre seguir a carreira de Comunicação Social ou de Cinema. “Adorei participar deste projeto. Quero ser jornalista ou roteirista. Tenho certeza que a profissão que eu escolher vai ajudar não só ao meu bairro, mas ao município”, falou.

Projeto - Os integrantes do projeto foram elogiados e aplaudidos diante das exibições dos documentários “O Bem precioso da vida”, “Plantando sementes”, “De olho no lixo” e “Permita-me sorrir”. Eles também se integraram a duas oficinas de cinema, em que aprenderam a filmar, editar, roteirizar e produzir um documentário.

Bastante aplaudida, a professora Valdirene Quirino ressaltou que pretende levar o que aprendeu para dentro das salas de aula. “O curso abriu um novo horizonte e pretendo estimular os meus alunos. Aprendi uma nova técnica de trabalho”, contou.

Também presente o gerente de QSMS da engenharia da Petrobras, Ronaldo Lisboa Mendes, disse que o programa é uma forma de resgatar a cidadania da comunidade, inserindo-a na atuação da responsabilidade social e ambiental e gerando formadores de opiniões para produzirem e conduzirem projetos em benefício da sociedade.