Doença Falciforme é tema de capacitação

28/08/2014 17:40:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: João Barreto

O evento aconteceu no auditório do Paço Municipal

Enfermeiros da rede municipal de Saúde de Macaé, que atuam na Estratégia Saúde de Família (ESF), participaram, nesta quinta-feira (28), do Curso de Capacitação de Doença Falciforme. O evento, organizado pelo Programa de Anemia Falciforme da Secretaria Municipal de Saúde, ocorreu no auditório do Paço Municipal.

De acordo com a médica pediatra Clara Ramos, responsável pelo programa no município, o objetivo é capacitar os profissionais que atuam na ponta, para que possam entender a doença falciforme e saber como lidar e orientar os familiares e pacientes. "Assim vamos ter mais profissionais qualificados para atender de forma adequada e com qualidade de vida, ampliando a longevidade", explicou.

Ela acrescentou que o curso também será ministrado para agentes comunitários de saúde e profissionais que atuam no setor de emergência. O curso foi ministrado pelo médico Hematologista Pediátrico do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador do Programa de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, Paulo Ivo Cortes.

Atendimento - Em Macaé, 40 crianças são acompanhadas pelo programa, que é referência no atendimento para três municípios: Quissamã, Carapebus e Conceição de Macabu. Segundo a pediatra, a adesão ao tratamento na cidade é muito boa porque os pais são comprometidos.

O diagnóstico da doença falciforme é feito no recém-nascido, através do teste do pezinho. Quando o resultado é positivo, os pacientes são encaminhados para o Hemorio. Os casos menos graves fazem tratamento no município.

Em Macaé, o teste do pezinho é oferecido em todas as unidades com maternidade, além do Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, Núcleo de Atendimento à Mulher e a Criança na Aroeira, e no Pronto Socorro do bairro Aeroporto.

Fazem parte do Programa de Anemia Falciforme a pediatra Clara Ramos, a assistente social Luciane Santana, a enfermeira Neisa Pacheco e a técnica de enfermagem Monique Santos.