A Incubadora de Cooperativas de Macaé Professor Tonito Parada completa neste primeiro de maio dois anos de fundação. A celebração acontece nesta segunda-feira, junto com as festividades do Dia do Trabalhador, a partir das 14h, no Parque de Exposição Lattif Mussi. Dentro da programação, show com cantores locais, exposição, apresentações culturais e o ponto alto do dia show com o cantor Jorge Aragão, às 20h. A programação de aniversário conta com o apoio das associações de moradores do Setor Rosa, onde está localizada a Incubadora.
- Qualificar, formar e abrir mercado de trabalho através de cooperativas e o empreedorismo para a comunidade, gerando trabalho e renda, tem sido a meta da Incubadora, lembra o secretario de Trabalho e Renda de Macaé, Claudio Bogado, órgão onde a Incubadora está inserida.
Hoje, duas cooperativas estão em fase de incubação: costureiras e garçons. Desde sua criação, as cooperativas passam por quatro processos. Segundo a gerente executiva da Incubadora, Aline Azeredo, nesse período elas são preparadas para a inserção no mercado local para que ser tornem sustentáveis.
Na pré-incubação, as cooperativas ficam um ano sem qualquer despesa. ,Na incubação, as cooperativas levam dois anos, onde é cobrada uma taxa mensal referente aos serviços oferecidos pela Incubadora, como o trabalho prestado pela recepção, telefone, luz, serviços de contador, advogados. “Já na graduação é um período de onde as cooperativas já estão mais amadurecidas e onde cobramos uma taxa referente ao período de pré-incubação”, descreve a gerente.
O acompanhamento é feito através de reuniões mensais e supervisionado pela equipe da Incubadora. “Sempre seguindo os planos de negócios e de ação elaborados para as cooperativas”, frisa.
Localizada numa área de 1.750 metros quadrados na Ajuda de Baixo, a Incubadora conta com nove módulos de 38 metros quadrados, além de sala de reunião, três salas de aula, uma sala montada com computadores para aulas de informática e auditório. A estrutura é toda voltada para a promoção de trabalho e renda.
Ao longo desses dois anos, a equipe multidisciplinar da Incubadora tem promovido várias ações junto as cooperativas com objetivo de estimular seu desenvolvimento e assim expandir seus negócios. “Fazemos palestras, cursos e reuniões com esse propósito”, afirma Aline.
E os frutos estão sendo colhidos. Em 2005 a Cooperativas de Costureiras produziram uma média de quatro mil peças para empresas da área offshore e lojas de confecção. Já os garçons realizaram 519 eventos durante o segundo semestre.
Para este ano, um dos projetos da Incubadora que irá fomentar, ainda mais, a geração de trabalho e renda, será o Restaurante Escola programado para ser inaugurado em maio.
- A prefeitura tem realizado na Incubadora ações para qualificação e capacitação da comunidade macaense. O prefeito já sinalizou de forma positiva para o desenvolvimento de serviços voltados para capacitação e inserção do trabalhador macaense, comenta o secretario de Trabalho e Renda.