Foto: Rui Porto Filho
Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé é o ponto de partida
O projeto ‘Lugares de Memória’ da Fundação Macaé de Cultura, por intermédio da Vice-Presidência de Acervo e Patrimônio Histórico, realizará sua primeira edição de 2015 no domingo (22). Neste mês de março, a Prefeitura Municipal está inclusa no roteiro histórico. O passeio, que também levará os visitantes ao Palácio do Legislativo, Rua da Praia e à Igreja de Santana, tem ponto de partida no Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé, às 8h da manhã. As inscrições podem ser feitas na hora da saída, ou por agendamento prévio. São oferecidas 40 vagas.
No Solar dos Mellos, os visitantes vão conhecer a exposição permanente “Cezar Mello: Entre Trigos e Letras”, além da Mostra em homenagem ao flautista Benedito Lacerda. Vão poder ver ainda a mostra de resultados da turma de fotografia 2014.3 do SENAC, que ocupará o quintal do Museu nos dias 21 e 22 de março. Na Prefeitura Municipal os visitantes terão acesso à Mostra Mulher, Vida e Trabalho – nos registros administrativos da Prefeitura Municipal de Macaé. Nesta edição, o Projeto também receberá cerca de 30 alunos para a realização de uma aula prática do curso de fotografia do SENAC.
No ano de 2014 o projeto levou mais de 550 visitantes aos pontos históricos do município, numa parceria firmada entre a Fundação Macaé de Cultura e a FESPORTUR. O agendamento prévio do Projeto Lugares de Memória deve ser feito no Solar dos Mellos pessoalmente ou por telefone, discando: (22) 2759-5049/ (22) 2763-2396. É solicitado aos visitantes informar nome completo, RG, telefone e e-mail de contato. Para percorrer o roteiro de maneira mais prazerosa é recomendável o uso de roupas e calçados confortáveis, levar água e lanche.
Informações históricas:
Solar dos Mellos – Chalé construído pelo coronel Bento de Araújo Pinheiro no ano de 1891. Sua arquitetura mistura-se ao estilo romântico e gótico. Em 1911, foi comprado pelo jornalista e comerciante Cezar Mello para sua residência. Atualmente, abriga o Museu da Cidade de Macaé.
Prefeitura Municipal – O Prédio da atual sede da Prefeitura Municipal é a única obra do renomado arquiteto Oscar Niemayer no interior do Estado do Rio de Janeiro. Foi inaugurado em 2 de julho de 2004.
Igreja dos Jesuítas da Fazenda de Santana – Igreja pertencente à antiga Fazenda de Macaé ou de Santana. Foi edificada pelos padres da Companhia de Jesus no século XVIII, na sesmaria que foi solicitada por eles no ano de 1630, para o estabelecimento de um engenho e lavoura canavieira.
Palácio do Legislativo – O prédio onde hoje está a Câmara Municipal foi construído em 1838, para servir de residência ao português Francisco Domingues Araújo, pai do Visconde de Araújo. A casa chegou a acolher D. Pedro II, em visita a cidade de Macaé, no ano de 1847, por ser a mais confortável na época. Antes de sediar a Câmara Municipal, este prédio foi local de comercialização de água, vinda da Fazenda da Caturra, de propriedade do Visconde de Araújo. Em 1886, por ocasião da morte do Visconde, o prédio foi alugado para a Câmara Municipal, funcionando também como Biblioteca Municipal. Em 1906, o imóvel foi finalmente adquirido pela Câmara Municipal. Após sua última reforma, em 1995, o prédio sofreu acréscimos e adaptações às funções administrativas.