logo

Domingueira Cultural de Macaé é campeã no Cultura Nota 10

07/11/2007 09:50:27 - Jornalista: Andréa Lisboa

A classe artística macaense comemorou no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, a vitória do projeto Domingueira Cultural, que está entre os cinco campeões do Prêmio Cultura Nota 10, patrocinado pela Embratel e realizado pelo Instituto Cultural Cidade Viva, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura e Unesco, com o apoio da Funarj e Sebrae/RJ.

O projeto concorreu com um número recorde de iniciativas culturais inscritas: 350. As dez finalistas emocionaram o público animado que lotou o teatro. A torcida, que apresentou malabarismo, tocou instrumentos e interagiu durante todo o evento, foi um show à parte. Macaé, Angra dos Reis, Barra do Piraí, Duque de Caxias, Itaperuna, Japeri, Maricá, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, São João de Meriti, São Gonçalo e Trajano de Moraes concorreram ao prêmio de R$ 5 mil , troféu e cesta de produtos dos municípios.

Além disso, os cinco campeões receberam o selo do Cultura Nota 10, que representa o reconhecimento do público, o que propicia credibilidade por parte de entidades financiadoras e patrocinadoras de cultura. O projeto foi o segundo chamado ao palco para receber a premiação. Elienson Ferreira de Barros, um dos coordenadores, ficou emocionado especialmente por ser a primeira vez que se inscreveram.

O Domingueira começou há cinco anos. A proposta é dar condições para que o artista se apresente com repertório próprio ou sugerido pelos organizadores do projeto. Nela são criadas oportunidades desafiadoras para grupos de teatro e artistas de Macaé e de municípios próximos. “O grupo manifesta a preocupação de assumir o papel de agente dinâmico e de construtor social crítico das realidades locais e regionais”, informam os coordenadores.

A Domingueira Cultural acontece no último domingo de cada mês no Teatro do Sindipetro, a partir das 17h. A entrada é 1kg de alimento. O grupo Cabala, idealizador do Domingueira, desenvolve, ainda, o Festival Cabala de Esquetes e projeto de assistência social no final do ano.

Artistas macaenses e a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Conceição de Maria, estavam na platéia. Concorreram com o Domingueira: o Projeto Leitura é Prazer; Bordando o Futuro; Grupo Sucateando-Oficina de Arte e Som; Bandeira Brasileira, com muito orgulho; Oku Abo-Espaço Sagrado; Música no Museu; EAT-Escola de Artes técnicas Luis Carlos Ripper; Circo Social-a prática educativa do Crescer e Viver e Cinema na Roça.