Depois de ter sido considerado referência nacional pelo Ministério do Trabalho, o Programa Macaé de Primeiro Emprego (PMPE) – Juventude Cidadã não pára de atuar pela cidadania e qualificação dos três mil jovens envolvidos no programa. Durante este último dia de janeiro, terça-feira (31), houve palestra sobre drogas, quando 1500 jovens foram no período da manhã ao Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro) e o restante, no período da tarde.
Eles ouviram atentamente as orientações da técnica em enfermagem da Petrobras, pedagoga e atriz, Hilma de Souza. O evento teve início às 8h, terminando às 17h. Ela começou o trabalho fazendo esquete teatral, na qual o personagem João da Silva, alcoólatra e drogado, depois de fazer arruaça, retorna ao palco sóbrio, contando tudo o que perdeu na vida por causa do vício. As áreas de sua vida, familiar, profissional, social e de saúde foram muito afetadas. Em seguida, a profissional abordou a problemática e o dano causados em termos psíquicos, morais, físicos e espirituais por causa das drogas.
Segundo o aluno do curso de dança pelo Senac e pelo PMPE – Juventude Cidadã, Rogério de Araújo, a palestra foi válida, pois os jovens são os principais usuários de drogas como álcool, maconha e cocaína. “A palestra conscientizou o público presente que o caminho de volta para quem segue a estrada das drogas é muito difícil. E, quando se consegue a recuperação e a libertação, inevitavelmente ficam seqüelas físicas, mentais ou psicológicas”.
Na abertura do evento, o secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado, parabenizou os jovens e suas famílias pela avaliação do Ministério do Trabalho que colocou o convênio entre a prefeitura, através da secretaria de Trabalho e Renda, e o próprio Ministério, como uma referência nacional. “Além do mais, Macaé tornou-se candidata a fazer novos convênios, fato que proporcionará mais vagas para o cidadão macaense se qualificar social e profissionalmente”, ressaltou, acrescentando o empenho do prefeito e do Senac para essa situação positiva.
O Projeto Nacional de Primeiro Emprego (PNPE) reúne no país cerca de 70 mil jovens, com idades entre 16 e 24 anos. São 43 municípios de vários estados de Norte a Sul do Brasil participando do programa. Em Macaé, são 15 pólos do Senac funcionando no Parque Aeroporto, Centro, Ajuda, Lagomar, Barra, Aroeira, além dos distritos de Bicuda, Sana, e outras localidades.
Entre os diversos cursos realizados no município estão operadores de telemarketing, recepcionistas, guias turísticos, assistentes de produção (que organizam eventos e espetáculos), auxiliares de escritório, plataformistas e garçons. A coordenadora do PMPE no município, Dilma Negreiros, disse que além dos cursos, os jovens atuam em ações em prol da cidadania. Já efetuaram limpeza das praias dos Cavaleiros e Pecado, informaram a população sobre o caramujo africano, distribuíram presentes de Natal para crianças da periferia e fizeram campanha de conscientização sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST’s).
- As secretarias da prefeitura de Macaé atuam de forma significativa para a disseminação de idéias sócio-educativas, colaborando para a formação dos jovens como cidadãos conscientes e preparados para a vida - conclui Dilma Negreiros.