logo

Eco Cidadão participa da Exposição Bandeira Planetária da Paz

16/08/2010 20:03:50 - Jornalista: Equipe Secom

Promover oficinas de Educação Ambiental e de Cultura da Paz. Esta é a proposta do Programa Eco Cidadã, que realiza nesta segunda e terça-feira (dias 16 e 17), oficinas para a criação da “Bandeira Planetária da Paz”, na Escola Municipal Neuza Brizola, no Caps Betinho e no Assentamento Celso Daniel.

Dessa vez, os participantes confeccionarão coletivamente uma bandeira com desenhos, palavras e símbolos que expressam a ideia de paz. O objetivo é promover os valores da cultura de paz para que seja possível aprender a crer e desenvolver a consciência de paz e unidade de cada um consigo mesmo, com os outros e com o planeta.

A bandeira confeccionada fará parte da exposição ”Bandeira Planetária da Paz”, em celebração ao Dia Internacional da Paz, comemorado no próximo dia 21 de setembro, na Praça das Nações Unidas, na cidade de Buenos Aires (Argentina) e também em outros eventos e ações significativas a favor da cultura de paz.

A iniciativa é do Conselho de Paz da República Argentina que objetiva reunir diversas experiências para ampliar o debate para a promoção da paz em âmbitos locais.

Durante o desenvolvimento da atividade, serão abordados outros temas relacionados à educação para a paz, como o respeito e cuidado com a comunidade, integridade ecológica, solidariedade, respeito à diversidade, direitos humanos universais e democracia.

”As oficinas temáticas pretendem contribuir para a promoção da convivência harmoniosa entre os participantes, para a prevenção e resolução pacífica de conflitos, para o respeito às diferenças e para a generosidade cidadã. A bandeira será reflexo dos pensamentos e aspirações dos grupos envolvidos” explicou a coordenadora do Programa Eco Cidadão, Marielza Horta.

Esta ação faz parte do Projeto Cultivar plantas - Cultivar paz, implementado em 2007 pelo Programa Eco Cidadão, que vem conquistando vários prêmios internacionais e articulando estratégias de trabalho em redes. Recentemente participou do Relatório Final da Sociedade Civil para a Década da Cultura de Paz e não violência para as crianças do mundo e do Programa Women Peace Maker da ONU.

A iniciativa é uma parceria com a Prefeitura de Macaé, Purac Sínteses, Fundação Ruaf IPES, IDRC.