ECO CIDADÃO PARTICIPA DE CONFERÊNCIA SOBRE SEGURANÇA DAS ÁGUAS

27/10/2006 16:37:21 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Representando Macaé, o Programa Eco Cidadão participou nesta semana no Clube de Engenharia, no Rio de Janeiro da 4ª Conferência Safe Water – Água para a Vida – Água para Todos, uma promoção da Universidade Federal de Minas Gerais, COPPE-UFRJ, Sociedade Internacional para Geotecnologia Ambiental e a instituição americana, Boreholes.

O evento reuniu especialistas de diversos países e discutiu as questões relacionadas aos recursos hídricos, proporcionando um fórum de debates, troca de informações, transferência de tecnologias inovadoras dentro do contexto de desenvolvimento sustentável.

Dentre os temas abordados, destacaram-se os planos de segurança das águas, água potável e saúde pública, revitalização de rios, transparência sobre gestão, monitoramento e controle da águas para o consumo da população.

Marielza Cunha Horta, coordenadora do Programa Eco Cidadão apresentou palestra sobre o projeto “Preservar o rio Macaé –ação de todos”, no painel: Recursos hídricos e o gerenciamento do ecossistema, no dia 24 de outubro às 16 horas e 25 minutos. Além do Programa Eco Cidadão, a outra experiência brasileira convidada para apresentação foi o Projeto Manuelzão de Minas Gerais.

De acordo com Marielza Horta, em sua palestra foram apresentadas as ações desenvolvidas pelo Eco Cidadão, no sentido de unir esforços para incorporar o rio Macaé na pauta das discussões locais. – Nosso objetivo foi mostrar a nossa luta cotidiana para que os cidadãos desejem um rio limpo e preservado – disse Marielza, que ressaltou na palestra o envolvimento da prefeitura de Macaé no projeto “Preservar o rio Macaé-ação de todos”, que é desenvolvido pelo Eco Cidadão nas comunidades ribeirinhas do rio Macaé.

- Buscamos a mobilização de segmentos da população, professores, estudantes, ambulantes, comerciantes, taxistas, garis, catadores de papel, pescadores e outros, além de promover concursos, palestras e oficinas temáticas.

Sobre o Projeto, Marielza informou que foram também formados quatro conselhos comunitários de jovens, para atuarem em suas comunidades difundindo conceitos , valores e informações para a preservação da Bacia Hidrográfica do rio Macaé. Foi também produzido um livro de forma artesanal, em tecido, com frases criadas por estudantes sobre o rio e a cidade.