Dando continuidade ao trabalho desenvolvido, o Programa Eco Cidadão, da Prefeitura de Macaé, e Purac Sínteses realizam, nesta segunda-feira (28), na escola Neuza Brizola, mais uma ação do projeto Cultivar plantas- Cultivar paz. Desta vez, o trabalho aborda o tema cultura de paz para alunos e professores que participam da iniciativa. O objetivo é influenciar e inspirar os estudantes para que sigam caminhos em direção da amizade, do respeito, da cordialidade e da paz.
As atividades têm como guia o ”Manifesto da Paz”, elaborado por um grupo de laureados do prêmio Nobel da Paz, e que promove os valores fundamentais democráticos como a liberdade, igualdade, justiça social, prosperidade.
Os estudantes terão a oportunidade de refletir sobre as questões apresentadas no manifesto: respeitar a vida, rejeitar a violência, ser generoso, ouvir para compreender, preservar o planeta e redescobrir a solidariedade.
- Educar para a paz significa preparar para respeitar a vida e a dignidade de cada pessoa, não discriminar, não prejudicar, rejeitar todas as formas de violência, contribuir para diminuir a exclusão, injustiças, compartilhando tempo e recursos materiais, saber dialogar e ouvir, promover a educação ambiental participativa para preservação dos seres vivos e para promoção de melhorias socioambientais nas comunidades. O grande desafio é transformar esses valores em realidade na vida cotidiana para a construção de uma sociedade mais justa, igual e harmoniosa, diz a coordenadora do Programa Eco Cidadão, Marielza Horta.
A oficina conta também com o Dia da Salada Orgânica, acompanhada de chás, grãos e frutas que serão servidos aos participantes. O Programa Eco Cidadão realizará ainda, nesta semana, outras atividades para outros grupos envolvidos
As iniciativas do Eco Cidadão contam com a parceria da Prefeitura de Macaé e vem conquistando ao longo de sua trajetória, o reconhecimento nacional e internacional.
Recentemente, Marielza Horta foi selecionada, entre doze mulheres brasileiras, pela campanha Women its happen!-ONU -“Mulheres que fazem acontecer” e que através de suas histórias inspiram mudanças positivas em suas comunidades e cidades (End Poverty2015,Millenium Campaign).