Em mais uma ação sócio-ambiental, o programa Eco Cidadão realizou esta o Dia da Salada,na Escola Municipal Neusa Brizola. Os alunos colheram hortaliças e ervas aromáticas orgânicas que plantaram na escola e prepararam a salada, com o objetivo de valorizar os princípios básicos da boa alimentação, como a variedade dos alimentos e seus valores nutricionais.
Durante a atividade, foram abordados outros temas relacionados à educação ambiental, o cultivo da horta escolar, o preparo e aproveitamento integral dos alimentos, a preservação ambiental, limpeza urbana e convivência social, possibilitando a compreensão de que o respeito e preservação do meio ambiente retornam na qualidade de vida.
Os alunos também tiveram a oportunidade de relatar experiências vivenciadas na gestão da horta, apresentando propostas para ampliação do cultivo e, ainda, se posicionando sobre o trabalho realizado de forma coletiva e cooperada e da importância da adoção de hábitos alimentares saudáveis no cotidiano
- A horta é um espaço verde de convivência e de aprendizagem, incorpora os princípios da sustentabilidade nas relações com o ambiente, além de promover valores da economia solidária e da educação alimentar. As contribuições da agricultura urbana são muito significativas, protegem a biodiversidade, aumentam áreas verdes das cidades, melhoram a saúde, geram renda, utilizam pequenos espaços e é de baixo custo, disse a coordenadora do Eco-Cidadão, Marielza Cunha Horta.
O Dia da Salada faz parte do projeto Cultivar Plantas - Cultivar Paz, implementado em 2007 com os objetivos de transformar espaços ociosos em espaços verdes e produtivos, incentivar o cultivo de hortas em pequenas áreas, como jardins, quintais, varandas, vasos, jardineiras, caixotes, entre outros, além de promover a educação ambiental e a mobilização social na perspectiva da solidariedade.
O Eco-Cidadão tem parceria com a prefeitura de Macaé, Fundação Ruaf IPES,IDRC e participa do projeto Amigos da Escola, promovido pela Rede Globo. O Programa vem conquistando vários prêmios internacionais: recentemente foi escolhido pelo UN Habitat-ONU e prefeitura de Dubai como uma das 100 Melhores Práticas Globais de educação ambiental.