O Programa Eco-Cidadão lançou nesta sexta-feira (09), na Escola de Pescadores de Macaé, a campanha “Preservar o rio Macaé- ação de todos”, em parceria com a Serla e a prefeitura, através das secretarias de Educação, Meio Ambiente e de Comunicação Social. Foram anunciadas ações práticas, sócio-educativas, nas comunidades e escolas dos bairros por onde passa o rio.
Segundo a coordenadora do Eco-Cidadão, Marielza Cunha Horta, o evento faz parte do Projeto de “Mobilização para ações de recuperação da qualidade ambiental na Bacia do rio Macaé”. A campanha vai se desenvolver com ações práticas, sócio-educativas, nos bairros Botafogo, Nova Holanda, Malvinas e Barra. “Os bairros que o rio Macaé atravessa serão contemplados com ações que incluem a armação de tendas educativas itinerantes nas praças, o plantio de árvores às margens do rio. Nas escolas haverá concursos, tendo o rio como tema, além da criação de conselhos de jovens com a finalidade de dar continuidade ao processo de desenvolvimento das ações locais”, adiantou a coordenadora.
Segundo Marielza a educação, de modo geral, é um processo que requer trabalho continuado, e a preservação do meio ambiente se faz com a permanente conscientização e mobilização das pessoas em todas as gerações. Ela ressaltou que a questão não é secundária; não pode ser tratada de forma pontual. “O adulto se reeduca, enquanto a criança está no processo de formação, por isso sua participação é importante. As ações de caráter sócio-educativo nas praças e escolas dessas comunidades visam unir esforços em favor da Bacia Hidrográfica do Rio Macaé, conscientizando a população que as águas contêm elementos indicadores de saúde coletiva, e sua qualidade é fundamental á vida e ao desenvolvimento”.
A confecção do material empregado na publicidade da campanha contou com a colaboração da prefeitura, Organização das Nações Unidas, ONU (Habitat da Unesco), Agência Nacional das Águas (ANA) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente, através da, Serla, que acompanha a distribuição das verbas da El Paso destinadas a esse trabalho, conforme explica o gerente da 5ª Agência Reguladora da Superintendência, Alan Carlos Vargas.
- As legislações federal e estadual prevêem um percentual dos recursos gastos nos empreendimentos das termelétricas para ajudar a minimizar os impactos sócio-ambientais. A secretaria de estado de Meio Ambiente coordena esse trabalho, porque grande parte dos recursos utilizados pelas termelétricas é a própria água. Nessa região, o acompanhamento é feito pela 5ª Agência Reguladora da Serla -, concluiu.
A diretora adjunta da Escola dos Pescadores, professora Regina Ramalho, disse que a escolha da escola foi uma idéia acertada, porque os alunos estudam o meio ambiente em diversas matérias, além do rio Macaé passar nos fundos da escola. O instrutor de engenharia naval, Jones Moro, funcionário da UFRJ, disse que até nas aulas de navegação, os alunos recebem instruções sobre o meio-ambiente.