Macaé estará representado, através do Programa Eco-Cidadão, na “Safe Water – 4ª Conferência Internacional”, que se realizará no Clube dos Engenheiros, no Rio de Janeiro, de 23 a 25 de outubro. O evento, que reunirá especialistas em recursos hídricos e em meio ambiente, do Brasil e do exterior, tem como tema: “Água para a vida – Água para todos os povos”, e foi realizado duas vezes nos Estados Unidos e uma vez na África do Sul. Segundo os organizadores, a escolha do Brasil para sediar a conferência se deve à importância dos recursos hídricos brasileiros, que representam 12% do total mundial.
Entre os temas em debate estão: a revitalização de rios, as tecnologias inovadoras no gerenciamento de bacias, água potável, saneamento básico e saúde pública, distribuição de água potável e os impactos econômicos. A Conferência é uma promoção conjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Coope (UFRJ) e universidades americanas.
A coordenadora do Programa Eco-Cidadão, Marielza Cunha Horta, diz que o Eco-Cidadão participa do evento no dia 24 de outubro, às 16h, proferindo palestra sobre o Projeto “Preservar o Rio Macaé – Ação de Todos”, uma iniciativa do Programa, já apresentada no 3º Fórum Urbano, em Vancouver, no Canadá.
- O Projeto Preservar o Rio Macaé vem acontecendo, através de ações educativas e mobilizadoras realizadas junto às comunidades ribeirinhas do Rio Macaé, quando, além de trabalharmos junto às comunidades, trabalhamos também nas escolas da rede municipal de ensino situadas nestas comunidades, para a formação de alunos como mobilizadores sociais, que levarão a aprendizagem ao lugar onde vivem –, diz Marielza.
Sobre a participação de Macaé nesta Conferência, que reúne, entre outros, o secretário nacional de Recursos Hídricos, João Senra; o gerente mundial da Coca-Cola para Recursos Hídricos, Márcio Amazonas; o ex-ministro da Saúde da Bolívia, Enrique Paz; o Dr. Wilfried Touber, do Ministério de Meio Ambiente da Alemanha, além de especialistas em questões relacionadas aos recursos hídricos e meio ambiente, a coordenadora do Eco Cidadão diz: “A Conferência é um espaço para divulgar o município de Macaé e mostrar os benefícios que a prefeitura traz à população através de um processo participativo e educativo – conclui.