Em mais uma etapa do Projeto “Preservar o Rio Macaé – Ação de todos”, através do qual já foram realizadas no município várias ações educativas, o Programa Eco-Cidadão realizará no próximo dia 16, às 13h30, Curso de Capacitação para 40 alunos das escolas municipais situadas na área ribeirinha do Rio Macaé – Escola Municipal Neuza Brizola, E. M. dos Pescadores, E.M. do Botafogo e Ciep Nova Holanda .
O curso visa a formação de mobilizadores sociais para atuarem nos seus espaços – rua, bairro, escola, casa -, levando à população informações sobre a importância da preservação do meio ambiente, enfocando, sobretudo, a recuperação do Rio Macaé.
A coordenadora do Eco- Cidadão, Marielza Cunha Horta, informa que o curso tem objetivo de estimular os desejos dos cidadão de viverem num ambiente mais limpo e saudável. “Sabemos que a participação cidadã é praticada cotidianamente. Essa participação não pode ficar apenas nas palavras, mas ser vivenciada no dia-a-dia. Com o curso, objetivamos que os alunos trabalhem em suas comunidades, onde todos devem ser conscientizados para preservar o espaço onde vivem, em área ribeirinha do Rio Macaé. Trabalhar os jovens é trabalhar em favor da cultura da paz e da participação popular”, diz Marielza.
O curso acontece na sede do Eco-Cidadão, situada no início da Rua Télio Barreto, no prédio onde funcionava a Secretaria Municipal de Fazenda. Os alunos que participam foram selecionados pelas escolas. Receberão material educativo, com temas sobre o lixo, água, tolerância e paz.
Marielza destaca a parceria do Eco-Cidadão com a empresa Purac Sínteses. “Essa parceria tem possibilitado ao programa Eco-Cidadão a confecção de material educativo que vem sendo distribuído nas ações em prol da preservação do Rio Macaé”, diz.
Sobre o curso a coordenadora do Eco-Cidadão informa que ele visa, ainda, a formação e participação dos jovens ribeirinhos nos Conselhos Comunitários para que, através deles, repassem as informações recebidas aos seus familiares, amigos e vizinhos.