Foto: Ana Chaffin
Vice-prefeita visita estande
A Escola de Qualificação Fazendo e Aprendendo da Secretaria Municipal de Educação participa da IV Feira De Responsabilidade Social Bacia de Campos, que prossegue até quinta-feira (19), na Cidade Universitária. A Escola de Qualificação expõe seus trabalhos e propostas no estande em parceria com o Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), realizando pré-inscrições para diversos cursos oferecidos gratuitamente.
Os cursos ministrados pela Escola de Qualificação são: Fuxico, Bordado Livre, Renda Turca, Pintura e Moldes Vazados, Mosaico, Boneca, Corte e Costura, Manicure, Cabeleireiro, Desenho Livre, Salgados, Customização, Feltro, Sabonete Artesanal, Decoupage, Pintura em Tela, Pintura com Sal, entre outros.
A Professora do Curso de Manicure da Escola de Qualificação, Lumênia Souza, representante na Feira de Responsabilidade Social, afirmou que: "estou satisfeita com o retorno do nosso trabalho, após o curso, tive informação de ex-alunas trabalhando em Salões de Beleza de repercussão e nomes reconhecidos nacionalmente, e outras que aumentaram sua renda realizando os trabalhos em sua residência".
Os cursos da Escola de Qualificação Fazendo e Aprendendo são destinados às pessoas maiores de 16 anos e os documentos necessários para inscrição são a xérox do RG, CPF, Título de Eleitor, Comprovante de residência e uma foto 3x4. As aulas acontecem em dois turnos: de 8h30 às 11h30 e de 14h às 17h, atualmente atendendo no máximo 10 alunos por turma que, segundo a professora Lumênia, "propicia uma melhor atenção individual e rendimento do trabalho proposto, assim o retorno é bem satisfatório pois há realmente o aprendizado", conclui.
A Escola de Qualificação Fazendo e Aprendendo tem sua sede na Rua Agripino Francisco Martins, 110, bairro de Imbetiba, tel. 27621776. No mês de maio, a Escola está funcionando oficialmente na Praça nossa Senhora dos Navegantes, Barra de Macaé. Também há cursos da Escola de Qualificação em Córrego do Ouro.
A Escola de Qualificação foi criada em 1997 e atende cerca de 300 alunos por mês. Guto Garcia, secretário Municipal de Educação, destaca que a maioria dos alunos se insere no mercado de trabalho ou desenvolve os trabalhos em sua residência aumentando a renda familiar.