A população conta com mais uma unidade da Escola de Qualificação Fazendo e Aprendendo da Secretaria Municipal de Educação que, a partir deste mês, está funcionando oficialmente na Praça Nossa Senhora dos Navegantes na Barra de Macaé. As pessoas com mais de 16 anos podem se aperfeiçoar em bordado livre, renda turca, fuxico, customização, feltro, pintura e moldes vazados, sabonete artesanal, decoupage, mosaico, pintura com sal, pintura em tela, boneca, corte e costura, manicure, cabeleireiro, panô, desenho livre, salgado, entre outros.
Os interessados devem ser maior de 16 anos e procurar um dos pólos da Escola de Qualificação, munidos de xerox da carteira de identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, e uma foto 3x4. Para sanar as dúvidas dos interessados a Secretaria de Educação disponibilizou o telefone (22) 2762-1776.
Criada em 1997, a escola atende cerca de 300 alunos por mês. O secretário municipal de Educação, Guto Garcia, diz que a maioria dos alunos consegue inserção no mercado de trabalho ou passam a desenvolver trabalhos em suas residências aumentando a renda familiar.
Segundo a chefe de gabinete da vice-prefeitura, Marialva Gentil, que na abertura deste novo pólo representou a vice-prefeita, Marilena Garcia, a proposta da Escola de Qualificação é resgatar a cultura do artesanato do município e propiciar novos conhecimentos. “Estamos satisfeitos com a demanda de interessados nos cursos na Barra, que também está recebendo o projeto Educação e Esporte na praça do bairro, que foi idealizado pela vice-prefeita, Marilena Garcia”, disse.
Já a coordenadora da Escola de Qualificação, Valéria Furtado, observou que os cursos que estão sendo promovidos na Barra já se tornaram sucesso. “Estamos recebendo uma demanda expressiva de moradores entre estudantes e donas de casa interessados em receber novos conhecimentos para até mesmo obter uma renda complementar”, falou.
Satisfeito, o subsecretário de Pesca, Carlos Bento, afirmou que o Centro de Qualificação Profissional está realizando um antigo sonho dos moradores da Barra. “Hoje, temos 1.200 pescadoras, da Barra, cadastradas na nossa subsecretaria. Um dos fatores positivos é que muitas destas pescadoras estão fazendo parte dos cursos de artesanato ou até mesmo interessadas em ingressar nas aulas”, salientou.
O espaço do Centro de Qualificação na Barra foi inaugurado durante a comemoração do Dia das Mães, que foi antecipada em mais uma edição do projeto Educação e Esporte na Praça.
As coordenadoras da escola, Valéria Nunes Brochado Furtado e Kátia Angeloff, informaram que os alunos e professores participaram da Feira Educação e Esporte na Praça da Barra, promovida pelo gabinete da vice-prefeita em parceria com diversas secretarias. “São comercializados os produtos confeccionados nas aulas, os moradores têm a oportunidade de assistir filme e participar das atividades culturais do grupo Art Luz”, finalizam.
A ocasião também foi marcada por roda de capoeira do “Art Luz”. Crianças e adultos também puderam viajar através da magia apresentada pela contadora de história Gisele Souza.
Graças ao projeto, a Praça da Barra é reconhecida por artistas, educadores e moradores das adjacências. Entre as moradoras mais animadas estava a dona de casa Célia Silva. Ela recebeu flores em homenagem ao Dia das Mães. Célia afirmou que faz questão de participar da programação, mas que está satisfeita com a participação de sua irmã Marta e filha Salésia nos cursos. “Estou muito emocionada em receber estas flores e em aprender artesanato junto com minha família”, disse.
Para a artesã Jociléia Rodrigues, a programação está contribuindo para o seu orçamento. “Vendo muitos produtos como toalha de banho, jogos de cozinha e panos de prato. Estou muito agradecida pela oportunidade”, falou
Também entusiasmada a dona de casa Jocélia Manhães afirmou que mora na Barra, há 56 anos, e fica feliz ao ver a praça tão movimentada. “Faço questão de assistir aos shows e comprar alguns produtos. Desta vez, por exemplo, vim comprar toalhas de banho para presentear a minha mãe”, comentou.
De acordo com a coordenadora do projeto, Kátia Angeloff, todo o bairro tem prestigiado a programação. “Fazemos questão de prestar homenagens e desta vez foi para as mães”, ressaltou. Já a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esportes, Conceição de Maria, salientou que a população de Macaé merece receber cursos de qualificação. “É desta forma que o município se desenvolve”, enalteceu
A feira é realizada periodicamente na Praça da Barra, através de uma parceria da Secretaria de Educação com o gabinete da vice-prefeita, Marilena Garcia, e a Escola de Qualificação para o Trabalho. Também participa do evento a Secretaria de Defesa dos Direitos da Mulher. Esta edição ainda contou com participações especiais da Vice-Presidência do Acervo e Patrimônio da Fundação Macaé de Cultura, da Subsecretaria Municipal de Política para as Mulheres, de representantes do Programa Art Luz, das Mulheres da Paz e da União Nacional Solidária no Combate ao Câncer de Mama de Macaé (Unamama).