Foto: Rui Porto Filho
Ao todo, 50 bolsas são oferecidas, através da Funemac a alunos que vierem a integrar os projetos selecionados
A Secretaria Municipal de Educação lançou nesta sexta-feira (14) os editais de seleção para bolsas de extensão, de iniciação científica e de monitoria. Ao todo, 50 bolsas são oferecidas, através da Fundação Educacional de Macaé (Funemac) a alunos que vierem a integrar os projetos selecionados desenvolvidos por uma das três instituições de ensino superior do campus. Neste ano, serão contemplados projetos de extensão voltados para as políticas públicas municipais.
O apoio e concessão de bolsas a projetos desenvolvidos na Cidade Universitária é um programa bem sucedido da Secretaria de Educação no âmbito dos convênios com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e da manutenção da Faculdade Pública Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS).
Serão 20 bolsas de iniciação científica, 20 de monitoria e 10 de extensão. Por meio deste programa, muitos projetos elaborados na Cidade Universitária puderam dar seu pontapé inicial e, desta forma, conquistar o patrocínio de outros órgãos de incentivo, como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Para o superintendente acadêmico da Funemac, Meynardo Rocha, o resultado do fomento a essas pesquisas tem sido muito importantes “Algumas delas, que partiram do incentivo da Funemac, estão sendo valorizadas em âmbito nacional”, ressalta.
- Enquanto a iniciação científica é um incentivo direto à pesquisa e a de monitoria à licenciatura, a de extensão é uma forma de intervenção da universidade na sociedade. No ano passado também oferecemos 50 bolsas, sendo que as de extensão tinham o foco na melhoria do Ensino Fundamental e Médio da Rede Municipal de Educação. Neste ano, solicitamos projetos que visem renovar ou aperfeiçoar as políticas públicas desenvolvidas pelo Município de Macaé. Esse é o papel fundamental da universidade para o crescimento regional. Além desses, serão valorizados na seleção os projetos de iniciação científica que tiverem um foco local ou regional, explicou Meynardo.
Serão financiadas bolsas em 10 parcelas no valor de R$ 300,00, sendo que até duas por projeto, para alunos regularmente matriculados em curso de graduação da Cidade Universitária, pelo período de 01 de abril a 31 de dezembro. Poderão ser selecionados para o recebimento de bolsas apenas dois projetos por professor, sendo que os mesmos precisam necessariamente concorrer em modalidades diferentes (extensão, iniciação científica e monitoria). O professor que teve seu projeto aprovado escolherá os alunos que serão contemplados com bolsa. A carga horária dos alunos bolsistas deverá ser de no mínimo de doze horas semanais.
As inscrições estarão abertas até 28 de fevereiro, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Secretaria de Pós-Graduação e Extensão, no 3º andar da Funemac, na Cidade Universitária. Elas deverão ser feitas pelo professor-proponente através do preenchimento do Formulário Propostas de Projetos, que deve ser retirado na Secretaria ou no portal www.funemac.edu.br. Os documentos estipulados pelos editais (disponíveis nesse site) devem ser anexados ao formulário. As propostas, que serão recebidas em envelope lacrado, serão analisadas pela Comissão de Concessão de Bolsas da Funemac.
O Coordenador do projeto de Extensão terá que apresentar, dentro dos prazos previstos, relatórios constando as atividades desenvolvidas, resultados e atestado de frequência e desempenho dos alunos bolsistas, além de relatório final das atividades, como recursos para transparência do processo de investimento da Prefeitura de Macaé.