A Secretaria Municipal de Educação abre nesta terça-feira (22) a XVI Mostra de Projetos da Faculdade Pública Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS). A apresentação dos trabalhos, desenvolvidos de forma a integrar o conhecimento de estudantes das três graduações da faculdade pública municipal (Sistemas de Informação, Engenharia de Produção e Administração), começou segunda-feira (21). A abertura da Mostra acontece às 20h30m.
"A faculdade pública municipal faz um convite às empresas para virem conhecer e prestigiar a produção de nossos alunos, que irão apresentar boas pesquisas. Nossa intenção é levar o conhecimento produzido na Cidade Universitária à comunidade, a fim de que esse conhecimento possa beneficiar toda a população e gerar o desenvolvimento regional”, disse a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia.
Na abertura, haverá a mesa redonda “Engenharia de Produção, Administração e Sistemas de Informação: Perspectivas Acadêmicas e Mercado de Trabalho”, com a participação do Mestre em Engenharia de Produção, Vicente Nepomuceno; do MBA em Logística, Daniel Gago e do MBA em Tecnologia da Informação Aplicada à Gestão Estratégica, Afonso Carlos Pinheiro, todos docentes da FeMASS.
A Mostra irá até as 20h30m de sexta-feira (02 de julho). Cerca de 860 estudantes participam dos seminários, que conta com o envolvimento de mais de 40 docentes. Serão apresentados 159 trabalhos nas salas de 203 a 207 na Cidade Universitária, Granja dos Cavaleiros, com explanações das 18h30m às 19h10m. O número de projetos deste semestre é o triplo do anterior. A palestra inicialmente divulgada "Santiago de Compostela: Construindo caminhos, alcançando metas" foi adiada para data ainda não confirmada.
Além da divulgação da programação da Mostra, na próxima semana, estará no site da Funemac o edital de vestibular para ingresso na graduação em Sistemas de Informação. O concurso será para dezoito vagas no próximo semestre no turno diurno.
De olho no mercado
A FeMASS desenvolve um projeto de integração das graduações, que proporciona ao aluno a criação de interfaces com outras áreas de conhecimento. Na faculdade, os alunos obtêm suas notas pelo Sistema de Avaliação por Projetos-SAP, que consiste na elaboração, desde o primeiro período, e apresentação, por grupos formados por estudantes de diferentes áreas, de projetos semestrais. Com o aprofundamento gradativo das pesquisas, o aluno pode desenvolver seu trabalho até que ele culmine em um Projeto de Final de Curso.
“Essa interdisciplinaridade é rara no país”, ressalta a coordenadora do curso de Engenharia de Produção e membro da equipe pedagógica da faculdade, Mara Beatriz Schurgelies Kishi. Já o coordenador do curso de Administração e mestre pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), Edson Ricardo, destacou alguns projetos elaborados por seus alunos de até sexto período, como um na área de biocombustível e outro sobre a logística de tratamento de resíduos. “Se esses projetos pudessem ter uma oportunidade de investimento, possibilitariam um retorno muito grande para a comunidade”, salientou.
O coordenador da graduação em Sistemas de Informação, Douglas Valiati, comentou a nova tendência desse curso da FeMASS. “Ele era mais voltado para a área de ciência da computação, com características mais acadêmicas. Mas atualmente, nosso objetivo é formar profissionais para o mercado, para o desenvolvimento de sistemas de informação”, explicou.
Além de ser uma das poucas faculdade públicas municipais gratuitas do Brasil, a FeMASS, a partir deste ano, passou a reservar 40% das vagas para alunos oriundos de escolas públicas.
Essa iniciativa integra a estratégia de democratização do ensino público municipal em todos os seus níveis (educação infantil, educação básica e educação superior), uma das metas da Secretaria Municipal de Educação. Outras ações com esse objetivo é a oferta de pré-vestibular social e as criações do Colégio de Aplicação e do Centro Municipal de Idiomas.
Os interessados em acompanhar a Mostra, além do site, irão obter mais informações, das 9h às 20h, na Cidade Universitária, rua Aluísio da Silva Gomes (Linha Verde), 50, na Granja dos Cavaleiros, ou pelo telefone 2796-2500. A visitação é gratuita.