Foto: Helder Santana
Encontro com a Procuradoria busca desapropriação de áreas para instalação de novos polos do Cemeaes
Para ampliar as unidades do Centro Municipal de Educação e Atendimento Especializado ao Escolar (Cemeaes), representantes da Secretaria de Educação se reuniram, nesta terça-feira (17), com a Procuradoria Geral e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Macaé (Sindiserv). Os novos polos serão no bairro Lagomar, região serrana e setor azul da cidade. O objetivo da reunião foi discutir a desapropriação de áreas que possam abrigar os espaços.
O setor azul atenderia os bairros Cancela Preta, Cavaleiros, Granja dos Cavaleiros, Novo Cavaleiros, Glória, Imboassica, São Marcos, Jardim Vitória, Lagoa, Pecado e Vale Encantado.
O Secretário Municipal de Educação, Robério Dias, afirmou que a expansão visa oferecer mais três polos de atendimento às crianças da Educação Especial e Transtornos de Aprendizagem. "A Secretaria irá manter uma equipe multidisciplinar, ou seja, cada polo terá uma coordenação que atuará no acolhimento e orientação aos responsáveis, alunos e professores. A ideia é descentralizar os atendimentos e continuar oferecendo um serviço especializado de qualidade e mais próximo das pessoas", frisou o secretário.
Robério acrescentou que, atualmente, o Cemeaes atende 2.500 alunos e ampliação do número de unidades possibilitará mais 1.500 vagas. Além das atividades aquáticas, educação psicomotora, fonoaudiologia, psicologia, serão incorporadas atividades pedagógicas como robótica, artes plásticas, artes visuais e musicalização e outras que colaborem com o processo de inclusão.
O Cemeaes comemorou 25 anos no dia 4 de junho deste ano com o funcionamento de quatro módulos: Aeroporto, Barra, Centro e Serra. Os objetivos prioritários da instituição incluem a complementação e suplementação da formação dos alunos com deficiências e transtornos, além de favorecer a permanência, participação e aprendizagem dos alunos em unidades de ensino regular. Outras atividades também são oferecidas como esportes coletivos, dança, xadrez e arte marcial.
Além disso, a rede pública municipal de ensino possui 85 Salas de Recursos Multifuncionais. "Os profissionais concursados professores AEE passarão a atuar junto aos profissionais atuais para mantermos o vínculo com os alunos. Dessa forma, a rede de ensino de Macaé vai fortalecer as ações de inclusão", enfatizou o Secretário.