Educação Antirracista promove ciclo de formação com profissionais das escolas

28/05/2024 10:57:00 - Jornalista: Assessoria Educação

Foto: Rui Porto Filho

Vão participar do projeto porteiros, auxiliares de serviços gerais, monitores e motoristas do transporte escolar.

Levar a todos os profissionais das escolas a discussão sobre ações e posturas para uma educação plural, respeitosa e antirracista. Esta é a proposta do projeto 'Entra na Roda', que está sendo desenvolvido pelo Núcleo de Estudos Étnicos-raciais, o Neafro, da Secretaria de Educação. O primeiro encontro aconteceu nesta segunda-feira, reunindo merendeiras.



“Eu acho mega importante essa discussão sobre racismo, ainda mais nas escolas. É um assunto que tem que ser levado em conta todo dia. O preconceito está aí, por toda arte”, disse Marisa Lopes, merendeira da Escola Municipal Renato Martins.





“Meus pais são negros, e sei bem o que é vivenciar o racismo o dia a dia. É fundamental levarmos esse assunto para todas as esferas da nossa sociedade, incluindo as escolas”, comentou Andréia Chotte, também da Renato Martins.



De acordo com a coordenadora do Neafro, Joyce Machado, o projeto Entra na Roda surgiu da necessidade de ampliar a discussão sobre educação antirracista em todas as esferas da comunidade escolar. Os encontros estão sendo divididos por setores e serão realizados sempre no auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária. O próximo será no dia 3 de junho, com um novo grupo de merendeiras. Também vão participar do projeto porteiros, auxiliares de serviços gerais, monitores e motoristas do transporte escolar. Para as unidades escolares de Glicério, Trapiche, Frade, Sana e Bicuda, será realizada formação unindo todas as categorias, em data a combinar, tendo como polo uma das escolas da região serrana. A previsão de conclusão da formação é no início de julho.


Fotos Relacionadas