Em reunião com diretores de escolas, na tarde de quinta-feira (6), o secretário de Educação, Guto Garcia, apresentou as novidades a serem implantadas na rede municipal de ensino. No encontro, além de informar sobre questões como pré-matrícula, Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos (PCCV), gratificação e da atuação dos auxiliares de serviços gerais nas escolas, ele anunciou medidas que serão implantadas, ainda em 2011, e também no ano letivo de 2012, tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental.
A principal mudança pedagógica que será realizada do 1º ao 5º ano é o fato de os alunos passarem a ficar mais tempo em sala de aula, o que permitirá a inserção de novas disciplinas na grade curricular:
- Serão muitas mudanças para o ano que vem. Do 1º ao 5º ano vamos aumentar a carga horária para cinco horas de aula todos os dias, já que nas quatro horas atuais, descontando-se o tempo recreio os minutos da entrada e da saída, acaba que a criança fica aproximadamente três horas na escola. Com isso, vamos incluir a Educação Física e Artes/Música na grade curricular. No 1º ano, nossa intenção é colocar um professor de leitura e escrita para melhorar o desempenho dos alunos. E do 2º ao 5º ano um professor de Inglês. Trata-se de uma mudança que, inicialmente faremos em algumas escolas piloto.
Por ser Macaé uma cidade em que o mercado de trabalho exige o conhecimento de outros idiomas além do inglês, um dos principais projetos pedagógicos para o 6º ao 9º ano de escolaridade é a implantação das aulas de Língua Espanhola na grade curricular. Os estudantes destas séries também passarão a ficar mais tempo em sala de aula:
- Vamos inserir o espanhol do 6º ao 9º ano de maneira gradativa, iniciando-se pelo 6º ano, depois 6º e 7º, até que esteja implantado do 6º ao 9º ano. Além disso, outro objetivo no 6º ao 9º ano é aumentar a carga horária para cinco horas. Algumas escolas participarão ainda do projeto piloto de carga horária de seis horas diárias. Todas as matérias que possuem dois tempos passarão a ter três para aumentar a permanência do aluno na escola. Ainda vamos criar uma disciplina de aprofundamento para aqueles alunos que estão com dificuldades, já que do 6º ao 9º ano o índice de reprovação é maior.
O secretário ainda falou sobre a melhora na infraestrutura das escolas da rede e sobre a construção de novas unidades de ensino: “A previsão é que sejam construídas 11 escolas até o final do próximo ano, no Lagomar, Parque da Cidade, Bicuda, além da Escola Agrícola de Córrego do Ouro. Ainda serão construídas creches na Ajuda e na Vila Badejo e creches escola na Vila Badejo, Córrego do Ouro, São Marcos, Novo Horizonte e Cajueiros. Outros recursos também já estão disponibilizados nas escolas, como mais de vinte parquinhos e mais de quinhentos quadros brancos para instalação nas salas”, disse.
Guto ainda lembrou que algumas escolas estão recebendo mesas de xadrez para incentivar a prática desta importante ferramenta de desenvolvimento pedagógico: “São 100 mesas que estão sendo instaladas. Mas, as escolas que não receberem no ano que vem receberão vários tabuleiros que serão adquiridos para incentivar a pratica do xadrez”, completou.
Outro anuncio feito pelo secretário foi que todas as escolas terão direito a, pelo menos, um diretor e um diretor adjunto: “As escolas que tiverem mais de 800 alunos terão direito a dois adjuntos. As que têm mais de 500 alunos terão direito ao coordenador de turno. E toda escola que tem três turnos também terá direito a coordenadores de turno”, afirmou.
Para finalizar, ele ainda informou que serão realizadas as últimas reuniões para o fechamento do Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos (PCCV), que será enviado à Câmara Municipal: “Espero que seja aprovado tudo que está lá, porque será algo muito bom para o magistério macaense”, disse, lembrando que a lei para a gratificação dos diretores também já foi aprovada e passará a valer a partir de 1º de janeiro de 2012.