Educação apresenta Caderno de Orientação Curricular

17/05/2007 08:39:51 - Jornalista: Simone Noronha

A secretária de Educação de Macaé, Milmar Pinheiro, entregou nesta quarta-feira (16) aos professores do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental o Caderno de Orientação Curricular (COC). A entrega foi feita durante reunião pedagógicas com professores na Escola Municipal Damasceno Simão.O COC é resultado de um trabalho de equipe entre os professores e os coordenadores da Secretaria.

De acordo com a secretária, o COC tem como principal objetivo nortear o trabalho dos professores em sua prática pedagógica, apresentando os conteúdos de cada área considerados significativos para o processo de construção do conhecimento, além de oferecer sugestões para o trabalho interdisciplinar.

Segundo Milmar, o COC é uma afirmação da necessidade do mínimo que a escola deve ensinar e que os alunos devem aprender. Assim como os Parâmetros Curriculares Nacionais, do MEC, o Caderno de Orientação Curricular pretende proporcionar às escolas municipais uma base curricular comum que permita aos alunos ter acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente construídos como necessários à formação do educando e ao exercício da cidadania.

No COC, o professor encontra as diretrizes norteadoras das diferentes disciplinas, os critérios que foram adotados para a seleção dos conteúdos, os conteúdos programáticos, sugestões de textos e algumas atividades para serem realizadas com os alunos e sugestões de interfaces disciplinares.

- Ao longo do ano de 2005, cada coordenador se reuniu com os professores, por área, com o objetivo de selecionar os conteúdos mínimos que deveriam fazer parte da proposta de conteúdos do ensino do 6º ao 9º ano, explicou a secretária.

Paralelamente às reuniões, a equipe de coordenadores estudou material de apoio sobre o Programa de Ensino de alguns estados, como Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais a fim de colher subsídios para a construção do documento oficial contendo orientações curriculares.

COC foi debatido no Encontro de Professores

No primeiro Encontro de Professores da Rede Municipal, realizado em fevereiro, a Secretaria convidou profissionais da UFRJ, participantes da elaboração da Reorientação Curricular do Estado do Rio de Janeiro, para explicitar aos professores as diretrizes necessárias na construção de um programa de ensino.

Durante o Encontro, também foi discutido junto aos professores da área de Ciências Humanas, o caráter eurocêntrico do currículo escolar e as possíveis formas de construção de um currículo que considere o multiculturalismo e as diferenças étnicas e culturais do povo brasileiro.

Para atender a Lei 10.639/03 que institui o ensino da História da África e da Cultura Afro-brasileira em toda a Educação Básica, ministrado em especial nas disciplinas de Português, história e arte, a secretaria convidou dois profissionais para apresentarem seus trabalhos de pesquisa em que desenvolvem temas em torno da literatura de língua portuguesa em países africanos e da questão das desigualdades sociais no município de Macaé, fundamentalmente, a exclusão social que afeta a população afro-descendente. Todo esforço é parte da preocupação em montar um currículo mínimo voltado para a temática das “africanidades”.