A Secretaria de Educação de Macaé (Semed) realizou, nesta semana, com profissionais da rede municipal e municípios vizinhos, o curso de capacitação dos programas do FNDE. Foram oferecidos dois cursos, o Fundeb - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação e PLI-Programas do livro, para servidores municipais, professores, gestores e conselheiros do Cacs/Fundeb. O primeiro encontro presencial desta etapa foi no Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal – NTM na Semed.
A capacitação tem a periodicidade bimestral. Segundo a coordenadora do Programa FormAção pela Escola, Roze Tomaz, as aulas visaram possibilitar ao cursista conhecer e utilizar as legislações que regulamentam os programas do livro e do Fundeb como contribuição para o exercício cidadão nas ações do FNDE. “O Programa Formação pela Escola em 2010, passou por uma grande modificação a qual os módulos pedagógicos, antes impressos, serão disponibilizados e desenvolvidos na forma on line por meio do ambiente moodle do FNDE”, explicou Roze.
A plataforma Moodle é um ambiente informatizado de aprendizagem a distância onde ocorre parte da capacitação dos cursistas do Programa FormAção pela Escola. É neste ambiente que os cursistas receberam as atividades desenvolvidas, a interação entre os “cursistas” e os “tutores” através de diversos recursos como chats, fóruns de debates, base de dados que podem ser consultados a qualquer momento, calendários e até um Fórum. “Este fórum é utilizado pelo tutor com o objetivo de obter um posicionamento particular de seus alunos sobre determinada questão. Permite que o cursista registre suas impressões sobre qualquer assunto, funcionando como um bloco de notas”, destacou Roze Tomaz.
A busca pela correta administração da verba pública é um dos focos principais do curso. Para a professora, Vanessa Costa Couto, do Ciep Professor Darcy Ribeiro, o conhecimento proporcionado pelo curso transforma os professores em fiscais da administração pública. “Acabamos descobrindo muita coisa que pode ser útil, recursos que podem ser usados. É enriquecedor porque ficamos por dentro de toda a legislação que beneficia o educador”, ressaltou.
Já a professora, Adriana Agostinho Mareli, do Colégio Municipal Aroeira, destacou também outras vantagens do curso. “A plataforma Moodle nos dá um ganho de tempo muito grande porque podemos gerenciar nossas tarefas de casa”, elogiou.
A palavra Moodle teve origem no acrOnimo: Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment, que é informativo especialmente para programadores e investigadores educativos. Em inglês é também um verbo que descreve passar por algo, sem presa, e fazer coisas quando as resolver fazer; uma forma agradável de mexer nas coisas que frequentemente conduz a uma comprensão mais profunda e à criatividade.
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) quer estimular toda a comunidade escolar a contribuir ainda mais com a qualidade na educação. Por isso, criou o FormAção pela Escola, em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (SEED/MEC) e a Secretaria Municipal Educação de Macaé.