A Secretaria de Educação realizou, na manhã desta quarta-feira (1º), uma reunião entre os representantes do Programa do Livro Didático para o planejamento do ano letivo de 2011. Várias escolas da Rede Municipal de Educação já começaram a receber os livros, que possuem uma vida útil de três anos.
Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, o Programa é muito importante, pois garante a disponibilização de livros para todos os alunos da rede municipal. “Os livros são confeccionados de um material resistente e, se tratados com cuidado, duram três anos”, explicou, lembrando que além de prejudicar estudantes, a má conservação dos livros e a falta de devolução ocasionam gastos para o governo federal. Segundo levantamento feito pelo FNDE, as maiores perdas ocorrem na região Norte, onde 16,5% dos exemplares são perdidos a cada ano, seguida do Nordeste, com 14,9%, do Centro-Oeste (12,1%) e do Sudeste (11,4%).
A reunião, realizada no auditório da Secretaria de Educação, começou às 9h e foi até às12h, com profissionais de todas as escolas municipais. De acordo com a coordenadora do Programa do Livro Didático, Rose Mary Tomaz, a reunião também teve como objetivo manter um monitoramento da chegada dos livros em cada escola. “As escolas que têm livros excedentes podem doar os livros para quem tem carência. A escola não pode guardar muitos livros excedentes porque carecem de espaço, então essa troca é fundamental. Além disso, há todo um gerenciamento nesta chegada dos livros, para evitar desigualdade na hora da distribuição”, destacou.
Em 2010, pela primeira vez, professores de toda a rede municipal puderam escolher os livros didáticos que serão usados em suas escolas nos próximos três anos. Os livros didáticos foram escolhidos para ser usados durante os anos de 2011, 2012 e 2013. Pela primeira vez a escolha também se estendeu aos livros de ensino de línguas estrangeiras.
No programa anterior no triênio que passou foram escolhidos 84772 livros que chegam com a missão de durar três anos, gerando uma grande economia aos cofres públicos. Foi possível fazer consulta prévia do resumo das obras ofertadas no Guia do PNLD, disponível no portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em www.fnde.gov.br. Os livros constantes do Guia foram avaliados e selecionados pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação.