Macaé, que foi o município pioneiro do curso “Atualização em Enfrentamento da Violência e Defesa dos Direitos Humanos na Escola”, um projeto da Fiocruz junto ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), coloca em prática esses conhecimentos por meio de ações na rede municipal de ensino. A partir do próximo mês, a Secretaria Municipal de Educação aplicará um questionário para diagnóstico das formas de violência existentes nas escolas.
O objetivo do trabalho da secretaria de Educação, por meio do Instituto de Administração e Políticas Públicas de Macaé (IAPP), é conhecer mais a fundo as manifestações de violência para a construção de uma política para a paz. Inicialmente, a pesquisa será feita em 21 unidades de ensino municipais.
A vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, ressaltou a importância dessa política pública para Macaé. “Nosso município sofreu grande impactado devido ao acelerado crescimento, apresentando índices significantes de violência entre os jovens. Nós buscamos alternativas para transformar essa realidade através da educação”, declarou.
Neste semestre, o grupo de estudo formado a partir do curso “Atualização em Enfrentamento da Violência e Defesa dos Direitos Humanos na Escola” irá se reunir semanalmente para levantar literatura sobre o tema, realizar aprofundamento teórico e propor ações de enfrentamento para uma das formas de violência citadas pelos docentes. Serão consultados professores da rede municipal, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e também ensino médio (Colégio de Aplicação-CAp).
O curso, que aconteceu na Cidade Universitária, de 17 de maio a 6 de julho, contou com a participação de 34 educadores, em sua maioria servidores da rede municipal de Educação. “A realização de um trabalho de intervenção local, visando apresentar ações inovadoras, é uma das exigências do Ministério da Educação para a conclusão do curso”, informam as coordenadoras do projeto, Balade Ayala, orientadora pedagógica do IAPP e Sonia Mussi, psicóloga e psicopedagoga também desse instituto.
Elas explicam que a finalidade do grupo de estudos é propor estratégias pedagógicas coletivas de enfrentamento da violência e apontam como um dos instrumentos metodológicos o estudo de casos. Após a conclusão do trabalho, o resultado será apresentado em um seminário de produção que acontecerá na Cidade Universitária.