A procura pelos cursos de qualificação profissional, oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), através do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (Cetep), na região serrana do município, está superando as expectativas da direção da instituição. Apenas neste mês, mais de 160 pessoas procuraram os cursos que estão sendo ministrados em pólos do Cetep nas localidades de Córrego do Ouro, Glicério, Frade e Sana.
As próximas comunidades a serem beneficiadas serão as de Areia Branca e Bicuda. A implantação dos cursos de Inglês e Informática atende solicitação dessas comunidades. As aulas estão previstas para serem iniciadas em agosto.
Na sede do Macaé Facilita, em Córrego do Ouro, estão sendo realizados os cursos de Eletricidade Residencial, Inglês Básico e Informática, com mais de 70 pessoas inscritas. Já na localidade de Glicério, as aulas acontecem na Escola Estadual Municipalizada Raul Veiga e são oferecidos cursos de Inglês Básico e Primeiros Socorros, com um total de 50 alunos frequentando. No Frade, 15 alunos estão recebendo o curso de Informática, na Lan Hause Pública e no distrito do Sana 30 alunos estão concluindo o curso de Auxiliar Administrativo.
Para a secretária Municipal de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, estender os cursos até Areia Branca e Bicuda é mais um avanço do Cetep. “Todo um estudo de interesse da comunidade já está sendo feito pela equipe do Cetep junto com a direção da escola do local, e no segundo semestre essas comunidades já deverão estar recebendo os cursos de qualificação”, disse Marilena.
De acordo com a presidente do Cetep, Waleska Freire, a procura pelos cursos tem sido grande e a expectativa é de que ela aumente ainda mais no segundo semestre. “O objetivo da Secretaria Municipal de Educação é oferecer através do Cetep qualificação profissional para todos os moradores do município de Macaé. Muitos moradores da serra não tinham como sair da suas localidades para vir à sede do Cetep se qualificar, sentindo essa necessidade, então montamos anexos da instituição nessa região e está sendo um sucesso. A medida que uma pessoa faz o curso e conta sua experiência, outros se interessam e fazem também sua inscrição”, destacou Waleska.