Em busca de uma formação continua para seus profissionais da rede, a Secretaria de Educação lançou, nesta sexta-feira (25), o curso Jogos Interdisciplinares. A aula começou às 9h e foi finalizada às 17h, com palestra da professora Walquíria Barroso Geraldo, coordenadora pedagógica do ensino fundamental. Foram oito horas de jogos e brincadeiras sugeridas aos profissionais de ensino, bem como orientação pedagógica para utilizá-las.
O secretário de Educação, Guto Garcia, lembrou a importância da formação continuada dos profissionais que trabalham diretamente com os alunos. “Em todas as áreas da educação, entendemos a importância de oferecermos cada vez mais ferramentas para que as aulas sejam sempre aproveitadas ao máximo pelo aluno. Sem dúvida, a prática desses jogos em sala de aula será de grande valia para o desenvolvimento da educação”, disse.
Segundo a subsecretária de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Saúde, Conceição de Maria, o objetivo principal é deixar os profissionais motivados. “A meta é a formação desses profissionais que trabalham conosco e capacitando-os cada vez mais para que atinjam uma excelência na performance junto aos alunos”, explica Conceição.
Além da aula desta sexta-feira, o curso terá mais um módulo no dia 27 de maio e focará a montagem de jogos com material que os próprios professores trarão.
Com uma abordagem divertida e inusitada, Walquíria conquistou os professores, convidando-os para participarem de jogos e brincadeiras que poderão ser postos em prática nas salas de aula.
- Esses jogos têm por objetivo recrear ou distrair os participantes através de atividades de integração que também desenvolvam os conteúdos de formação: cognitiva, motora e de lazer. A sua utilização na Educação é de grande importância, pois a sua prática ajudará na formação integral da criança, do jovem e do adulto, explica a professora.
- O uso dos jogos no contexto educacional só pode ser situado corretamente a partir da compreensão dos fatores que colaboram para uma aprendizagem ativa. Mais do que o jogo em si, o que vai promover uma boa aprendizagem é o clima de discussão e troca com o professor, completa.
Para a recreadora, Suellen Vieira Assumpção, o principal ganho do curso está na reciclagem das brincadeiras e no aprendizado junto aos colegas. “Nós fazemos atividades todos os dias nas escolas. Tem hora que precisamos de ideias novas e hoje saímos daqui com muitas delas na cabeça e muitas sugestões. A gente fica ansiosa para ir para sala e colocar logo em prática”, destaca.
A oficineira Mônica Sales, também aprovou o curso e pretende colocar o que aprendeu em prática. Ela destaca também a necessidade de estar sempre em sintonia com o que há de novo no universo vasto da pedagogia infantil. “A gente trabalha com sucata, papelão, montagem de brinquedos e isso estimula muito a criatividade da criança. É um desafio e tanto para se enfrentar todo dia e é bom poder contar com a ajuda de cursos como este que nos prepara cada vez mais para essa parceria com as crianças”, afirma.