A Secretaria Municipal de Educação vem atingindo as metas traçadas para Educação de Jovens e Adultos (EJA) prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394/96 e pela Portaria 001/2003 (municipal). Os índices de aprovação de fevereiro a dezembro do ano passado atingiram um patamar de 75%. A estimativa é que esse número seja mantido ou ultrapasse até o final deste ano.
O objetivo do projeto é fazer com que cidadãos macaenses ou aqui residentes sejam alfabetizados por meio de um trabalho que envolva diferentes metodologias, possam aprender a ler e a escrever em tempo mais reduzido em horários mais flexíveis. A alfabetização da EJA acontece no Ciclo I que tem um ano de duração, no período na noite de 18h às 22h.
A secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, explica que a EJA é uma modalidade de educação presencial, onde o aluno necessita de 200 dias letivos (100 dias na Fase em cada etapa) com 75% de frequência e ainda o desempenho (50 é a nota mínima final).
- Há uma flexibilidade para os que trabalham embarcados ou por escala, desde que devidamente comprovadas essas condições por declarações das empresas. A EJA funciona em Macaé nas escolas da rede municipal e estadual. No município ela é uma modalidade de educação que funciona como um projeto "Educação e Cidadania para Jovens e Adultos", devido à sua especificidade, ou seja, trabalha com professores concursados da rede municipal e com monitores contratados, acrescentou.
A EJA em Macaé funciona em Ciclos e Fases. Os Ciclos correspondem ao Ensino Fundamental e as Fases ao Ensino Médio. Como tem como objetivo atender pessoas que são trabalhadores ou que desejam ingressar no mercado de trabalho é uma modalidade de educação mais acelerada, dando oportunidade de um estudo de nove anos do Ensino Fundamental ser feito em cinco anos e do Ensino Médio de três anos em um ano e meio. A oferta da EJA na rede municipal é feita em 30 escolas municipais, sendo pelo menos uma em cada localidade e um em cada distrito.
A supervisora de Ensino, Leila Clemente, completa dizendo que a coordenação acredita que os jovens e adultos possam concluir a Educação Básica e dessa forma sejam inseridos no mercado de trabalho e chegar a cursar o ensino superior.
- Estamos sempre querendo trabalhar os pontos negativos e um deles que impedem os nossos alunos de dar continuidade ao curso são o desemprego, cansaço físico, entre outros, acrescentou.
A Cooordenação da EJA municipal faz parte da subsecretaria de Políticas Pedagógicas da secretaria de Educação e é composta de oito profissionais concursados: seis professores, um orientador pedagógico e um supervisor de ensino. Trabalham com os alunos 56 professores concursados, 10 professores com Dedicação Exclusiva (DE) e 300 monitores contratados. São mais de 4.000 alunos matriculados, mas, aproximadamente 3.900 alunos efetivamente estudando. São cerca de 162 turmas, sendo 65 de Ciclos que correspondem ao Ensino Fundamental de séries Iniciais (1º ao 5º ano de escolaridade), 50 turmas Ciclos que correspondem ao Ensino Fundamental do 2º segmento (6º ao 9º ano de escolaridade) e 47 turmas de Fases que correspondem ao Ensino Médio.
O Ciclo I é a alfabetização; o Ciclo II corresponde ao 2º e 3º ano de escolaridade; o Ciclo III ao 4º e 5º ano de escolaridade; o Ciclo IV ao 6º e 7º ano de escolaridade; o Ciclo V ao 8º e 9º ano de escolaridade. Eles não são semestrais e sim anuais, e nem interrompidos no meio do ano e nem têm aprovação por semestre.
As Fases são semestrais - Fase I - 1ª série do Ensino Médio; Fase II - 2ª e Fase III - 3ª série do EM.
A coordenadora Leila explica que para estar freqüentando o projeto, é preciso que os jovens e adultos tenham a idade que a Lei prevê atualmente de 15 anos completos em 31 de março para o Ensino Fundamental (Ciclos) e 18 anos completos em 31 de março para o Ensino Médio (Fases).
- Para ser monitor de EJA é necessário, atualmente, ser professor devidamente habilitado e passar por uma avaliação feita pela equipe da coordenação, porém apenas no inicio do ano porque os contratos são feitos em fevereiro, publicados, atualmente, a partir de 1º de março. Este ano ele vigora até 31 de dezembro e não há possibilidade de serem feitos outros, não há necessidade, no momento, conclui Leila.
Locais onde são realizadas as matrículas e as aulas.
1-CM Ancyra G. Pimentel (Ciclos IV e V e Fases) no Miramar;
2-CM Aroeira (Ciclos IV e V e Fases) na Aroeira;
3-CM Balneário Lagomar (Ciclos I, II, III, IV e V e Fases) no Balneário Lagomar;
4-CM Botagogo (Ciclos, IV e V e Fases) no Botaogo;
5-CEM Carolina C. Benjamin (Ciclos I, II, III, IV e V e Fases) no Trapiche;
6-CM Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo (Ciclos IV e V e Fases) no Parque Aeroporto;
7-CEM Coquinho (Ciclos iI, II, III, IV e V e Fases) na Praia Campista;
8-EM Crubixais de Cima (Ciclos I, II e III) em Crubixais de cima, no Frade;
9-CM Profª. Elza Ibrahim (Ciclos I, II, III, IV e V e Fases) na Ajuda de Baixo;
10-CM Engenho da Praia (Ciclos I, II, III, IV e V e Fases) no Engenho da Praia;
11-CM Eraldo Mussi (Ciclos I, II, III) nas Malvinas
12-EM Fortaleza (Ciclos I, II, III) no Sana;
13-CM Generino T. de Luna (Ciclos I, II, III, IV e V e Fases) na Virgem Santa;
14-CM Imboassica (Ciclo IV) em Imboassica;
15-CM Ivete Santana D. de Aguiar (Ciclos I, II, III, IV e V e Fases), no Frade;
16-EEM Jacyra T. Duval (Ciclos I, II, III) nos Cavaleiros;
17-CM Joaquim A. Borges (Ciclos I, II, III, IV e V) em Cachoeiros de Macaé (Bicuda);
18-EM Joffre Frossard (Ciclos I, II, III) no Centro;
19-CM José Calil Filho (Ciclos I, II, III, IV e V e Fases) no Barreto;
20-CM Profª. Maria Isabel D. Simão (Ciclos I, II, III, IV e V) no Centro;
21-CIEPM Maringá (Ciclos I, II, III, IV e V e Fases) no Campo do Oeste;
22-EM Morete (Ciclos I, II, III) em Morete, no Frade;
23-CM Pedro Adami (Ciclos I, II, III, IV e V e Fases) no Córrego do Ouro;
24-CM de Pescadores (Ciclos I, II, III, IV e V e Fases) na Barra de Macaé;
25-CM Prof. Samuel Brust (Ciclos IV e V e Fases) na Fronteira;
26-CM do Sana (Ciclos I, II, III, IV e V) no Sana;
27-CM Wolfango Ferreira (Ciclos I, II, III, IV e V e Fases) na Nova Holanda;
28-CM Zelita Rocha (Ciclos I, II, III, IV) no Parque Aeroporto;
29-CEM Walter Boschiglia (uma turma apenas de deficientes visuais) no Centro
30-EM Aterrado do Imburo (vai funcionar a partir de agosto)
31- A previsão de EJA no Horto, na EM Fazenda Santa Maria, em agosto.