O secretário de Educação, Guto Garcia, se reuniu com representantes dos seis polos do Centro Municipal Especializado em Apoio ao Escolar (Cemeaes) instalados na cidade. Em pauta, além da parceria da secretaria com a instituição, também foram tratados assuntos referentes a orçamento para melhorias estruturais e compra de materiais, número de atendimentos realizados, dentre outros.
- O trabalho feito em parceria entre a Educação e o Cemeaes é fantástico. São mais de 20 mil pessoas atendidas pelos mais de 250 profissionais de diversas áreas. E esta reunião serve exatamente para que todos estejam a par do que é realizado por estes profissionais nestes locais. Esta união é fundamental, e a Educação está sempre pronta a colaborar da melhor forma possível com o Cemeaqes, disse o secretário de Educação, Guto Garcia.
O Cemeaes tem como foco principal crianças com dificuldade de aprendizagem, bem como a prestação de serviços de terapia e reabilitação aos cidadãos encaminhados pelo serviço de saúde. As pessoas atendidas recebem acompanhamento fonoaudiológico, pedagógico, pisicopedagógico, fisioterapêutico e neuropsicológico.
Além da saúde, a instituição oferece aulas de natação, voleibol, futsal, dança de salão, capoeira, hidroginástica e até mesmo hidroterapia, indicada, por exemplo, a pacientes com problemas respiratórios:
- Sem a parceria com a Educação, o Cemeaes não tem a menor condição de existir. É uma parceria fundamental para o desenvolvimento das crianças e jovens, no apoio ao escolar – completou o coordenador extraordinário, Alex Moraes.
O Cemeaes, no total, possui seis pólos instalados em diferentes bairros da cidade. Nos Módulos I e IV, no Centro, são realizados atendimentos a crianças, adolescentes e idosos. Já o Módulo II, na Imbetiba, Módulo III, em Córrego do Ouro, e Módulo V, na Barra, realizam atendimento para crianças e adolescentes. Enquanto isso, o Módulo VI, no Parque Valentina Miranda, tem o atendimento voltado exclusivamente para adultos.