Um encontro do projeto "FMC e Semed Juntas Pela Educação Patrimonial" reuniu professores, diretores e demais profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Fundação Macaé de Cultura (FMC). O evento, com a iniciativa de fortalecer a educação patrimonial em Macaé, aconteceu, no início deste mês de agosto, no Teatro Municipal.
Na abertura da cerimônia, o presidente da Fundação Macaé de Cultura, Juliano Fonseca, reforçou o compromisso da FMC em, juntamente com a Secretaria de Educação, democratizar o acesso à educação patrimonial, levando o conteúdo sobre o tema para a sala de aula e outros ambientes escolares, bem como levar estudantes e professores a um contato cada vez maior com o patrimônio histórico e cultural do município.
A vice-presidente de Acervo e Patrimônio, Gisele Muniz, aproveitou a oportunidade e destacou os projetos desenvolvidos pela FMC/Solar dos Mello como o Programa de Educação Patrimonial, o projeto Professor Investigador, além das visitas guiadas dos projetos Integração Museu/Escola e Lugares de Memória, que atraem cada vez mais a participação de professores e alunos. Já a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, focou a importância da democratização do conhecimento sobre patrimônios históricos de Macaé.
O ponto alto da reunião foi a entrega dos baús comemorativos, contendo os livros Relatos e Personagens na História de Macaé e Macaé - Fotos do Século e o CD com a regravação comemorativa dos 200 anos de Macaé (todos produzidos pela FMC/Solar dos Mellos). "O baú é um símbolo, onde se costumava guardar as riquezas. Esse é o tesouro que queremos oferecer a nossos professores, alunos e a todos aqui presente", frisou Juliano Fonseca.
Em seguida, o palco do Teatro Municipal foi tomado por apresentações de balé clássico (Pólo de Cultura em Dança da FMC), contação de história (escolas municipais Dolores Garcia Rodrigues, Antônio Alvarez Parada e projeto Historiart), música (Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, Colégio Municipal Raul Veiga e Banda Municipal da Semed).