Educação e Projeto Portinari preparam professores para exposição “Portinari, Arte e Meio Ambiente”

04/08/2006 17:23:51 - Jornalista: Cesar Dussac

A Ong Projeto Portinari, sediada na PUC/Rio, promoveu na secretaria de Educação, de 01 a 03 de agosto, de 8h às 17h, a capacitação de 70 professores voluntários da rede municipal para a leitura da obra de Cândido Portinari, sob a ótica da ecologia.


Os professores foram capacitados para orientar os estudantes, colegas de profissão e público em geral, durante a exposição “Portinari – Arte e Meio Ambiente”, que vai se realizar em seis escolas pólo, de agosto a novembro, montada com cópias digitais das obras do pintor.

Segundo a coordenadora do Núcleo Arte/Educação do Projeto Portinari, Suely Avellar, o objetivo da Ong é difundir e catalogar a obra de Portinari em todo o mundo, a começar do Brasil, organizando exposições nas escolas para os alunos, professores e público em geral”, explicou Suely.

A coordenadora citou algumas das orientações passadas aos professores durante a capacitação. “Peçam aos alunos que observem cada quadro no seu todo. Diante da obbra Favela, por exemplo, perguntem aos alunos se eloes conseguem reconhecer os personagens típicos brasileiros, expliquem que o pintor gostava de pintar personagens comuns do povo brasileiro”, comentou.

Ainda utilizando a réplica do quadro Favela, Suely se referiu à parte técnica das obras. “Chamem a atenção dos alunos para as técnicas e texturas utilizadas pelo artista e observem a predominância de cores frias (diferentes tons de azul)”, acentuou Suely.

A coordenadora também frisou que a obra inspira interpretações do dia a dia da comunidade. “Conversem sobre as dificuldades dos moradores da favela, no diia a dia de violência, pobreza, falta de saneamento básico. Expliquem como surgiram as favelas no Rio de Janeiro, discutam as melhores formas de vida e relacionamento em comunidades carentes”, ensinou Suely.