logo

'Educação e Relações Étnico-Raciais' é tema de formação continuada

13/04/2016 10:18:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Divulgação

Os encontros são quinzenais, sempre às quintas-feiras

A Vice-Presidência de Promoção e Preservação da Identidade Cultural e Racial do Município, da Fundação Macaé de Cultura (FMC) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou na quinta-feira (7), no Paço Municipal, a 4ª edição do Curso de Formação Continuada. O tema abordado nessa etapa foi "Educação e Relações Étnico-Raciais".

O curso é destinado a professores e coordenadores pedagógicos e objetiva analisar as diferentes visões sobre processos que envolvem as relações étnico-raciais, dentro do contexto escolar e na sociedade como um todo. Além disso, visa apresentar e debater estratégias para a implementação da Lei 10.639/03, adequadas ao currículo da educação básica e que sejam trabalhadas de forma interdisciplinar.

Os encontros são quinzenais, sempre às quintas-feiras, nos turnos da manhã, de 8h às 12h e da tarde, de 13h às 17h. A mediação é feita pela coordenadora pedagógica da vice-presidência, Sandra Brandão e de outros especialistas que ministram as aulas.

"O curso está aberto para o público em geral, os interessados ainda podem se inscrever na Coordenação de Formação Continuada da Semed ou direto no dias das aulas. O próximo encontro está marcado para dia 28 de abril, no Paço Municipal, a partir das 8h", informou Brandão.

No entendimento da vice-presidente de Promoção e Preservação da Identidade Cultural e Racial do Município, Zoraia Dias, a iniciativa de efetivar o curso visa reforçar a determinação do Plano Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Outro benefício é viabilizar aos cursistas um processo de resgate e valorização à diversidade cultural do Continente Africano e sua importante influência, contribuindo na construção da sociedade brasileira, presente até os dias de hoje.

- A Promoção Racial é o órgão facilitador da implementação dessas leis. Além disso, o curso possibilita aos profissionais uma reflexão sobre a verdadeira situação do negro em nossa sociedade e a importância da escola, na desconstrução de estereótipos e conceitos discriminatórios. A qualificação apresenta aos participantes estratégias e metodologias que facilitem o desenvolvimento e adequação do trabalho pedagógico com a temática em questão - assinalou.