A Campanha Municipal de Vermifugação nas escolas da rede municipal, que foi iniciada no final de maio, encerrou sua primeira etapa com bastante sucesso. Tanto que das 107 unidades municipais, 89 delas já foram visitadas pela equipe do programa. No entanto, a intenção é que todas as escolas municipais sejam visitadas, atendendo a mais de 40 mil pessoas, entre estudantes, professores e equipe de apoio.
A Campanha de Vermifugação nas escolas está sendo realizada pelo 11º ano consecutivo pela prefeitura de Macaé, através de uma ação de parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação. Em 2011 ela foi dividida em duas etapas. A primeira foi finalizada ainda no mês de junho, enquanto o mês de setembro ficou reservado para o retorno da ação nas escolas.
A subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria Rosa, destaca a importância da mudança de hábitos para evitar a verminose. E, de acordo com ela, esta campanha mostra a preocupação de Secretaria de Educação com a Saúde destes estudantes e profissionais.
- É fundamental ressaltar a importância desta junção entre a Saúde e a Educação. Aliás, com esta campanha o que estamos fazendo é a prevenção através da educação. Isso porque, além da medicação, os professores ensinam às crianças noções de higiene, tão importantes para que elas mantenham a saúde em dia.
Para o pediatra e gerente do Programa de Atenção Integrada à Saúde da Criança (Paisca), o médico pediatra Newton José, a conscientização de que a saúde também é feita com prevenção é primordial para a qualidade de vida, não só das crianças, mas também dos adultos.
- A campanha de vermifugação já é realizada há 11 anos e a ideia deste convênio entre a Secretaria de Saúde e a de Educação é promover o bem estar do escolar, incluindo professores e o pessoal de apoio. A campanha já trouxe inúmeros benefícios que coroaram esta proposta de êxito, já que o objetivo é melhorar a condição de saúde destas crianças e jovens.
A Campanha Municipal de Vermifugação foi, inclusive, reconhecida internacionalmente, através do prêmio concedido por uma ONG ligada à usina termoelétrica El Paso, instalada em Macaé. Agora, esta iniciativa começa a se multiplicar pelo país. No entanto, o pediatra Newton José destacou os resultados alcançados nestes 11 anos.
- Hoje, o índice de verminoses, em Macaé, é mínimo com relação a outros municípios, disse lembrando que as verminoses causam sintomas como diarreia, vômitos, falta de apetite e perda de peso, que acabam refletindo no rendimento escolar das crianças.
A medicação administrada é distribuída de acordo com a faixa etária. Trata-se do polivermífugo Albendazol, que possui uma taxa de cura perto dos 100%. As crianças recebem dose única na forma líquida e acima dos 12 anos a administração é feita através de comprimido mastigável. A medicação elimina os diversos tipos de vermes mais comuns.