logo

Educação e Saúde na Semana do Enfermo

07/02/2011 17:05:03 - Jornalista: Monica Torres

Em lembrança pelo Dia Mundial do Enfermo, na próxima sexta-feira (11), a Divisão de Programas de Educação em Saúde, vinculada à Secretaria de Saúde, estará nesta terça-feira (8) no Hospital São João Batista, no Centro, com contação de histórias e teatro.

O grupo de Contadores de Histórias Historiarte, da Secretaria de Educação, e o grupo teatral Grutas de Arte Educação, parceiro da Secretaria de Saúde, irão se apresentar para as pessoas internadas no Hospital.

Os grupos, tanto os contadores de história, como os atores do Grutas, levarão aos internos do Hospital, histórias e esquetes que tratam da questão da higiene pessoal, bem como outros temas relacionados a vida e a saúde.

A coordenadora Nilce Brasil ressalta a importância de se falar da data com objetivo de propiciar reflexões na sociedade sobre a assistência oferecida para as pessoas. A sensibilização dos governos também é uma das metas para que os enfermos possam ter melhor assistência, como enfatiza Nilce:

- Acreditamos no cuidado preventivo para a melhoria da qualidade da saúde e, por esta razão, desenvolvemos ações que oferecem informação e conhecimento como recurso a profissionais e população em geral, assistida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A dor nos acomete de diversas maneiras e, nos momentos difíceis, muitos se interrogam: Por que? Por que eu? É uma data importante, acredita.

A Divisão de Educação em Saúde mantém programação em escolas e unidades de saúde de Macaé. Já o Grupo de Teatro Arte e Saúde (Grutas) é um parceiro constante nas ações da Secretaria de Saúde de Macaé. O Grupo tem como artistas Fabiana Alves, Kikil Gomes e Mara Luci. Com uma história de mais de 15 anos apresentando esquetes teatrais temáticas, só na saúde contam com um repertório de 24 temas, entre tabagismo, Aids, dengue, doação de sangue.

A Casa de Contadores de Histórias foi fundada no dia 30 de junho de 2008 e tem como objetivo incentivar e sensibilizar os alunos da Educação Infantil ao quinto ano do Ensino Fundamental para o uso da leitura como instrumento de crescimento individual, social, cognitivo e profissional.

Na Casa, todos participam de várias atividades, como oficinas de artes manuais, vivências e experimentações através do imaginário e do “faz-de-conta”, leitura diversificada na pequena biblioteca. Vale ressaltar que a prioridade são as narrativas populares, contos, lendas e "causos", que acontecem no espaço de contação.

Os interessados em fazer o curso podem procurar a Casa dos Contadores de História situada à Rua do Sacramento, 207 – Imbetiba que está aberta para toda comunidade macaense de segunda a sexta-feira. Ou ligar para a Secretaria de Educação no telefone: 27724955.