logo

Educação e Saúde realizam curso de Educação Preventiva nas escolas

29/08/2007 15:22:21 - Jornalista: Samanta Fernandes - estagiária

O Programa DST/ Aids em parceria com as secretarias especiais de Educação e Saúde realizam nesta quarta-feira (29), a 2ª etapa do curso de formação de educadores para Implementação do Projeto Saúde e Prevenção nas escolas. O evento acontece no auditório da Associação Médica de Macaé, na Imbetiba, e vai até às 17h.

De acordo com a psicóloga Júlia Christina Abreu Pereira, diretora técnica do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e coordenadora do evento, este é um curso realizado quinzenalmente.

- De início, dividimos o curso em seis etapas, mas aumentaremos para oito. Esta é uma política defendida pelo MEC e pelo Ministério da Saúde, seguindo as diretrizes pertencentes ao âmbito municipal, fomentando a execução desse projeto focando a gravidez não planejada, DST/Aids, Hiv, fortalencendo a responsabilização e conscientização da saúde sexual e reprodutiva dessa população - ressalta Júlia.

Ainda segundo a psicóloga, o número de jovens com doenças sexualmente transmissíveis - as DSTs: HIV e Aids - aumentou de forma expressiva, assim como a quantidade de gravidez indesejada entre as adolescentes.

- A vulnerabilidade entre os jovens vem crescendo e é preocupação das esferas federal, estadual e municipal. Daí, a implementação deste projeto em parceria com as secretarias - afirma a diretora técnica.

O tema debatido na parte da manhã, “Relações de Gênero”, foi ministrado pelas representantes do Centro de Referência ao Adolescente, a psicóloga Larissa Rodrigues e a assistente social Monique Gouveia. Elas discutiram o papel do homem e da mulher na sociedade, identificando os diversos gêneros que existem, tais como travesti e homossexual. Houve também debate em grupo sobre o que é ser homem e o que é ser mulher.

- Levantamos as questões de gênero, as idéias dos participantes e discutimos a parte teórica do assunto - explica Larissa.

Na parte da tarde, o tema será “A sexualidade na vida humana”, com a psicóloga e coordenadora do curso, Júlia Christina . Ela falará sobre homossexualidade na escola; a violência e o abuso sexual; orientação sexual do desejo; sexualidade nas pessoas com deficiência e a adolescência em si.

Participam do evento cerca de 60 educadores. A próxima etapa do curso será dia 12 de setembro, no auditório da Associação Médica de Macaé, na Imbetiba. Das 8h às 17h.