Educação e Saúde selam parceria para a campanha de vermifugação na rede municipal

03/06/2005 16:20:38 - Jornalista: César Dussac

A Secretaria de Educação firmou parceria com a Secretaria de Saúde para a realização da campanha de vermifugação – combate às verminoses - em período que será divulgado oportunamente. A secretária Milmar Pinheiro recebeu no auditório da Educação, na tarde de quarta-feira (31/05), o secretário de Saúde Fernando Diogo, para um encontro com os diretores das escolas da rede municipal.

A secretária de Educação colocou-se inteiramente à disposição da Saúde. “Iniciamos , hoje, uma parceria com a Saúde, que permanecerá ao longo da atual administração. Participei de campanhas da Saúde em outras administrações como orientadora pedagógica. A presença dos diretores das escolas da rede nesse encontro é uma demonstração de nossa pré-disposição ao trabalho integrado”, afirmou.

Para orientar os trabalhos durante a campanha, a secretária de Educação destinou cada um dos coordenadores da equipe de integração, criada em sua gestão, para atender aos nove setores administrativos em que foi dividida a cidade: Setor Verde – Solange Assis; Rosa – Salvador Barcelos e Rosemeire Pereira; Amarelo – Andréa Assis; Marron – Eliza Branco; Vermelho – Lúcia Bittencourt; Azul – Marileda Bichara; Região Serrana (Cinza, Beje e Laranja) – Sueli Guimarães.

Na ocasião, o pediatra Newton José, diretor do Centro de Referência, falou da grande importância da campanha de vermifugação. “A qualidade de vida das crianças começa na escola, na alimentação, na educação. Aproveito para pedir aos diretores de escolas que encaminhem os jovens com problemas ao Centro de Referência. Eles são atendidos num ambiente que representa uma casa, um lar”, afirmou.

A professora Solange Assis, coordenadora da Saúde da Educação há três anos, aproveitou a presença do secretário de Saúde para pleitear um oftalmologista para atender, exclusivamente, os alunos. “Um profissional exclusivo para a educação, vai agilizar a distribuição de óculos, beneficiando um maior número de estudantes necessitados”, argumentou.

Fernando Diogo respondeu que é sua intenção destinar um profissional para atender aos alunos, e disse que acredita que, no ano que vem, estejam resolvidos os problemas gerados pelo impedimento de contratações.“Inicialmente, colocaremos um médico no ônibus odontológico. Como sou favorável a um exame oftalmológico mais profundo, estamos verificando a possibilidade de um atendimento exclusivo aos alunos, em local determinado” finalizou.