logo

Educação empossa 700 concursados

27/07/2010 10:02:21 - Jornalista: Andrea Lisboa

Foram empossados, na segunda-feira (26) 700 concursados da Educação. Até quarta-feira (28), a Secretaria de Educação, com o objetivo de apresentar a rede municipal de ensino aos professores nomeados da educação infantil e do ensino fundamental, promove o “Encontro Municipal de Educadores”. Da programação do evento, que acontece na Cidade Universitária, constam oficinas para docentes do primeiro segmento do ensino fundamental e das diversas áreas do segundo.

Os professores empossados começam atuar no dia 2 de agosto nas unidades de ensino. Entre eles, dois professores de braile, cinco de libras e quatorze para atendimento educacional especializado, que será realizado no contraturno. O coral do Ciep Municipalizado Neuza Brizola se apresentou no evento. Também estiveram presentes gestores e professores já atuantes na Educação de Macaé.

- É com alegria e satisfação, que nós damos as boas vindas. Ao mesmo tempo em que recebemos cada um de vocês, docentes, queremos convidá-los a construir conosco uma nova lição na educação de nosso município. Uma educação comprometida, democrática e participativa. Convidamos você, novo educador municipal, a conhecer e se deixar envolver com a nossa rede. Só assim, com o somatório de esforços, poderemos alcançar, de forma integrada, a nossa proposta: reafirmar a educação de Macaé como sua maior riqueza”, disse a secretária municipal de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia.

Nesta terça-feira (27) e quarta (28), das 8h30 às 13h30, quatro oficinas serão oferecidas aos professores A (primeiro segmento): “Alfabetização e Letramento- Construção da Escrita”; “Alfabetização e Letramento-Gêneros Textuais”; “Alfabetização em Matemática” e “Avaliação Além da Nota: Um recurso pedagógico”.

Também nesta terça, a partir das13h30, os professores C (segundo segmento) terão a oportunidade de participar de oficinas em suas áreas: matemática, língua portuguesa, história, geografia, ciências, inglês, artes e educação física.

Durante a abertura do encontro, o subsecretário de Ensino Fundamental, Sol Gray, apresentou a estrutura da rede municipal de Educação de Macaé, composta por 109 escolas, dessas dezenove com turmas do 1º ao 9º ano de escolaridade; quarenta do 1º ao 5º e oito do 6º ao 9º ano. Essas 59 escolas atendem atualmente a aproximadamente de 25 mil alunos.

- Desenvolvemos uma política pública com foco na alfabetização”, disse o gestor, que apresentou os seis pólos de estudos criados para atender a essa vertente, do qual integram professores do 1º e 2º ano de escolaridade, e explanou ainda sobre o Programa de Correção de Fluxo. Também teve ênfase a apresentação dos projetos para formação em serviço. As propostas e cursos da secretaria para esse fim foram elencados para os novos professores.

Entre eles estão o curso de “Enfretamento da Violência”, por meio de parceria entre a Fiocruz e Fundação Educacional de Macaé (Funemac), que iniciará uma segunda turma em outubro; “Gênero e Diversidade”, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e “Contribuição da Imagem e do Texto na Linguagem Contemporânea”, também pela colaboração dessa universidade. “Esses cursos são importantes para que o professor tenha uma atuação mais que eficiente, transformadora, em sala de aula”, ressaltou o professor José Augusto Aguiar, consultor técnico da Secretaria Municipal de Educação.

Também a subsecretária de Educação na Cultura, Saúde, Esporte e Meio Ambiente, Conceição de Maria Rosa, apresentou a estrutura e os projetos dessa subsecretaria. Ela enfatizou a necessidade deste encontro e a importância das novas nomeações.
- Depois desse evento, o professor que ingressa na rede saberá a quem se reportar em caso de necessidade, disse a subsecretária que completou: “as escolas de horário integral serão beneficiadas com o ingresso desses profissionais, podendo assim os monitores e oficineiros se dedicarem melhor as suas atividades programadas nas áreas transversais”.