A Secretaria Municipal de Educação (Semed) abrirá, no próximo dia 21, a 16ª Mostra de Projetos da Faculdade Pública Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS). A expectativa é que, além de estudantes das áreas de Administração, Sistemas de Informação e Engenharia de Produção, visitem o evento membros de empresas da região, para que haja um intercâmbio entre o conhecimento produzido na Cidade Universitária e a sociedade.
“A faculdade pública de Macaé, uma das poucas municipais do país, conta com aproximadamente 860 alunos, cuja gratuidade da mensalidade foi instituída pelo prefeito Riverton Mussi. Todos os alunos encontram-se envolvidos no desenvolvimento de projeto para apresentação semestral. A 16ª Mostra, que irá até 2 de julho, acontecerá das 18h30 às 22h”, informa a secretária municipal de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia.
São destaques da programação que está sendo elaborada: a mesa redonda “Perspectivas Acadêmicas e Mercado de Trabalho”, às 20h30, no dia de abertura do evento, e a palestra “Santiago de Compostela: Construindo caminhos, alcançando metas”, no encerramento.
A FeMASS desenvolve um projeto de integração das graduações, que proporciona ao aluno a criação de interfaces com outras áreas de conhecimento. Na faculdade, os alunos obtêm suas notas pelo Sistema de Avaliação por Projetos-SAP, que consiste na elaboração, desde o primeiro período, e apresentação, por grupos formados por estudantes de diferentes áreas, de projetos semestrais. Com o aprofundamento gradativo das pesquisas, o aluno pode desenvolver seu trabalho até que ele culmine em um Projeto de Final de Curso.
Graduações integradas
Para a coordenadora do curso de Engenharia de Produção, desde fevereiro, e membro da equipe pedagógica da faculdade, Mara Beatriz Schurgelies Kishi, a integração entre os projetos é o ponto forte da FeMASS. “O aluno atua em equipe sempre e integrado com estudantes dos outros cursos. Esse perfil é raro no Brasil: uma universidade que está buscando essa interdisplinaridade”.
Mara explica que as graduações da FeMASS têm um núcleo comum de conhecimento de formação básica, depois o currículo se desloca para a formação profissional. “Os alunos saem com um grande potencial em marketing e gestão”, considera.
A engenheira química e pedagoga considera que será de grande importância a visita de empresas da região na 16ª Mostra FeMASS. “As empresas estão convidadas a conhecer nossa produção e prestigiar nossos alunos. Eles têm competência e condições de apresentarem excelentes pesquisas. Além do que, o corpo docente está sempre aliado a esses trabalhos”, ressalta.
Sustentabilidade e Meio Ambiente
Dos projetos de Engenharia de Produção que serão exibidos nesta Mostra têm destaques os das áreas de sustentabilidade e meio ambiente. Os trabalhos são voltados para os interesses da comunidade e têm base na realidade do município. “Nosso profissional tem que estar aberto a novas possibilidades além do petróleo e gás”, ressalta a coordenadora.
Nesta mostra, além dos projetos, o curso de Engenharia apresentará artigos. A coordenadora diz que o objetivo é incentivar os estudantes a buscarem conhecimento além das salas de aula. Por isso, os graduandos participarão do Encontro Fluminense de Engenharia de Produção (Enfepro), que será realizado em Rio das Ostras, em 18 e 19 de agosto, por meio da parceria entre FeMASS, UFRJ, UFF e Sebrae.
O curso de Engenharia de Produção, que teve início no segundo semestre de 2007, tem turmas até o 6º período de um total de dez. Nesta etapa, os alunos estão no núcleo profissionalizante. A graduação em Engenharia de Produção atualmente conta com 285 alunos, entre jovens, a partir de 17 anos, e trabalhadores.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas na Secretaria da FeMASS, na Cidade Universitária, rua Aluísio da Silva Gomes (Linha Verde), 50, na Granja dos Cavaleiros, ou pelo telefone 2796-2500.