A secretaria municipal de Educação (Semed) realizou, na quarta-feira (30), a formatura dos estudantes do Colégio Municipal Professora Elza Ibraim, na Ajuda de Baixo, como agentes ambientais mirins. Com o intuito de conscientizar sobre questões socioambientais, o curso é desenvolvido através da parceria entre as secretarias de Ambiente e de Educação, além da Agenda 21 e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Governo Federal. A preparação desta primeira turma estava sendo realizada desde outubro de 2010.
Intitulado “Mais Educação”, o programa, coordenado pelo Ministério da Educação, faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e apresenta a meta de ampliar o tempo e espaço educativo dos estudantes da rede de ensino público do país. O curso foi dividido em dez etapas: acompanhamento pedagógico, educação ambiental, esporte e lazer, inclusão digital, prevenção e promoção da saúde, educação econômica e cidadania.
De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, outro objetivo do programa é sensibilizar os estudantes para a formação da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na escola, voltada para ações como a gestão da área legalmente protegida do Complexo da Ajuda. “Estamos satisfeitos com este curso. Todos os participantes estão mobilizados na preservação do meio ambiente. Acreditamos que, a partir de agora, eles serão multiplicadores do que aprenderam”, disse.
Durante o período em que estiveram em curso, os estudantes participaram de oficinas e visitas ecológicas. E, de acordo com a diretora do colégio, Lígia Gilce Neves Ferraz, um dos os efeitos positivos foi a capacitação destes jovens na faixa dos nove aos 14 anos para envolver a comunidade escolar e executar o Plano de Ação elaborado durante o curso.
- Além do benefício em manter estes alunos na escola, em horário integral, em diversas oficinas, dentro do projeto estão previstas ações, não só voltadas à escola, mas também ao bairro, como reciclagem e preservação da área verde da Ajuda, por exemplo, que favorecerá toda comunidade no entorno.
A diretora considera esse envolvimento da comunidade positivo também para os alunos: “É ótimo o envolvimento dos pais, da família e da comunidade neste processo que está mudando a cara da escola”, afirmou Ligia Ferraz.
Além do curso para formação dos agentes ambientais mirins, no C.M Professora Elza Ibraim são desenvolvidos cursos de Hip-Hop, Letramento, GRP e Jogos Matemáticos. E, segundo a diretora da unidade escolar, alternativas estão sendo criadas para estender a quantidade de cursos: “Estamos de portas abertas a parceiros que estejam interessados em nos ajudar na implantação de novas oficinas na escola”, informou Lígia Gilce Neves Ferraz.