A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, está organizando o cronograma de Formação Continuada do próximo ano letivo para os professores, que atuam nos ambientes de leitura. O objetivo é enaltecer a importância da literatura e da contação de histórias aos estudantes dos segmentos do ensino fundamental e educação infantil.
Até o final deste mês, os professores das salas de leitura vão desenvolver atividades especiais. A intenção é oferecer aos estudantes da rede municipal o envolvimento com o lúdico e criatividade, além de reforçar a melhor compreensão de texto e desenvolvimento de redações.
Para melhor atuar diante das salas de leitura e incentivar os professores a utilização de recursos pedagógicos que visam aguçar o imaginário dos estudantes, a Secretaria de Educação oferece curso de Formação Continuada específico para os professores que trabalham tanto em bibliotecas quanto em espaços de leitura. Na quarta-feira (7), cerca de 70 professores participaram do encerramento das atividades deste ano.
O último encontro foi marcado por contações de histórias, dinâmicas de grupo e troca de experiências vivenciadas nos dois segmentos de ensino. Um dos momentos mais aplaudidos foi a apresentação do livro “As onze fases da minha pior paixão” de autoria e ilustração do estudante do Colégio Municipal Elza Ibrahim, Luam de Souza Aprígio. Com 16 anos, o aluno, que teve suporte dos profissionais da sala de leitura e da disciplina de Língua Portuguesa, mostrou algumas poesias que fazem parte das 37 páginas de sua obra.
Para a professora de Língua Portuguesa Laureliane de Araújo, apoiar o talento do aluno foi essencial. “Pudemos incentivar outros alunos da escola e também trabalhar conteúdos de uma maneira prazerosa”, contou.
Segundo a coordenadora do Programa de Leitura, Maria Georgina de Souza, a Secretaria de Educação vai seguir propostas voltadas ao processo de valorização da leitura, escrita e contação de histórias. “A previsão é que no primeiro semestre sejam iniciados cursos de Contação de História, além de formação continuada de Produção de Texto e Leitura, dedicada aos que atuam com estudantes do 1º ano de escolaridade”, pontuou.
Ela lembrou que, no decorrer deste ano letivo, foram ministradas oficinas de confecção de fantoches e outras atividades. “O importante é que com a realização de encontros há troca de experiências e reciclagem de artes”, contou Georgina.
Entusiasmadas, as professoras participantes do curso Vanessa Freitas e Maria Aparecida Daumas afirmaram que o módulo não apenas serviu para atualização. “Consegui ampliar meus horizontes e práticas pedagógicas junto aos meus alunos na sala de leitura. Tenho mais de 60 estudantes que, hoje, ficam maravilhados com a contação de histórias e outros recursos que aprendi”, destacou Vanessa, que leciona na Escola Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora da Conceição.
Já a colega, que atua na unidade de Educação Infantil Emilson Jesus Machado, afirmou que a troca de vivências foi primordial para seu trabalho. “Contar histórias é uma arte importante para o contexto educacional”, finalizou Maria Aparecida.