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Educação formará profissionais de Sistemas de Informação eficientes para o mercado

03/05/2010 18:07:39 - Jornalista: Andréa Lisboa

Neste ano, a Faculdade Pública Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), consolida a nova grade curricular do curso de Sistemas de Informação. O processo de mudança de algumas disciplinas, que teve início no segundo semestre de 2007, tem o objetivo de formar profissionais mais voltados para as novas demandas de mercado.

O curso tem turmas até o sétimo período da graduação, que já terão incluídas em seus currículos disciplinas como a Desenvolvimento de Sistemas, na qual o aluno deverá aplicar todo o conhecimento teórico que adquiriu no curso em projetos práticos, e ainda a de estágio, com foco na formação que atenda às necessidades do mercado.

- O curso era mais voltado para a área de ciência da computação, com características mais acadêmicas. Mas atualmente, nosso objetivo é formar profissionais para o mercado, para o desenvolvimento de sistemas de informação -, explicou o coordenador, há dois meses, da graduação em Sistemas de Informação, Douglas Valiati.

Douglas, doutor em Sistemas de Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é professor da FeMASS desde o segundo semestre de 2002. Ele acrescentou que, além da consolidação da nova grade curricular, outros objetivos da atual coordenação do curso são: futuramente implantar na faculdade um Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas e, ainda, buscar parcerias com empresas, com setores da administração pública e com instituições da área de desenvolvimento de sistemas.

Neste ano, estão sendo dados os primeiros passos para a implantação do núcleo. Alguns alunos que estão cursando a disciplina Iniciação Científica já estão desenvolvendo trabalhos voltados para o projeto. Mais de 30 estudantes tiveram interesse. A meta dessa iniciativa é ter dentro da instituição um espaço onde os alunos possam ter experiências práticas. “Nem todos os alunos que já estão no mercado de trabalho atuam na área de sistemas de informação”, ressalta o professor.

Douglas apontou algumas vantagens do projeto: formar melhor o aluno para o mercado; automatizar a instituição; disponibilizar um centro de serviços para Cidade Universitária e, no futuro, até mesmo prestar esses serviços à sociedade. “A prestação de serviços de qualidade à sociedade seria um algo mais, além da formação de bons profissionais, como contrapartida do investimento dos cidadãos na faculdade pública municipal”, ressaltou.

Para o coordenador, o fato do curso está se convertendo a diurno provocará uma mudança de seu perfil. Os estudantes desse turno costumam ter mais tempo para se dedicarem à formação em grau superior. Eles são mais assíduos, tanto em projetos de pesquisa, de ensino ou de extensão. Para ele, é necessário atender às necessidades do estudante do curso noturno, que geralmente trabalha durante o dia, quanto às dos novos alunos do diurno, com características diferenciadas.

Quarenta por cento das vagas dos cursos da FeMASS são destinadas a alunos oriundos de escolas públicas. Essa foi uma das ações da Secretaria de Educação para a democratização do ensino municipal em todos os seus níveis (educação infantil, educação básica e educação superior).

FeMASS

Na FeMass, os alunos são avaliados através da Sistemática de Avaliação por Projetos (SAP). Os cursos, que fazem parte de um projeto integrado de graduação, além de terem sido elaborados como partes de um conjunto, têm também na metodologia do SAP seu diferencial. Desenvolvendo projetos semestrais, desde o primeiro período, os estudantes têm a possibilidade de criar interfaces com outras áreas de conhecimento, além de suas disciplinas curriculares. Com o aprofundamento gradativo das pesquisas, o aluno pode desenvolver seu trabalho até que ele culmine em um Projeto de Final de Curso. O site da Fundação Educacional de Macaé- Funemac, (www.funemac.edu.br), contém mais informações sobre os cursos.