O primeiro laboratório de Educação Matemática (LEM) da rede municipal de ensino será implantado, às 10h, do próximo sábado (12), no Colégio Municipal Samuel Brust. O projeto piloto vai atender cerca de 800 estudantes. A partir do próximo ano letivo todas as escolas que abrangem o segundo ciclo do ensino fundamental vão receber o laboratório.
De acordo com o subsecretário de Ensino Fundamental, Sol Gray Tavares, o Laboratório de Educação Matemática (LEM) tem com objetivo fortalecer e facilitar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Matemática, que é apontada como uma das que apresentam o mais elevado índice de dificuldades entre os alunos. “A proposta é valorizar o raciocínio e o cálculo mental e desmistificar a matéria como “bicho papão” dos alunos”, explicou.
A utilização de materiais concretos permite que a disciplina seja mais bem compreendida. Segundo as coordenadoras de Matemática, Norma Tanus e Vanessa Arenari, a intenção da Secretaria Municipal de Educação (Semed) é despertar o interesse do estudante para o conteúdo. Para divulgar o projeto, ele foi apresentado pela Coordenação de Matemática da Subsecretaria de Ensino Fundamental para mais 500 escolas do 1º ao 9º ano.
- Para oferecer o projeto, a coordenação participou dos horários de planejamento dos professores e orientadores. Nestes encontros, foram discutidas ideias e estratégias para adequação da proposta do LEM à realidade da escola, explicou Norma. No Laboratório de Educação Matemática são utilizados recursos como tangram, jogo da memória, dominó, dobraduras, torre de Hanói, malhas pontilhada e quadriculada, ábaco, jornais e revistas, embalagens e geoplano. Esses recursos serão facilitadores do ensino de conteúdos como “Teorema de Pitágoras”, “Frações”, “ Figuras Geométricas”, “ Numeração”, “Ângulos”, “Porcentagem”, “Estatística”, “ Sistema de Numeração”, “ Medidas e “Áreas.