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Educação Inclusiva possui ferramentas digitais para apoio aos alunos

24/04/2020 09:09:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Reprodução Internet

Recursos tecnológicos têm ajudado alunos com necessidades especiais

Pais e responsáveis pelos alunos da Educação Municipal estão recebendo dicas específicas no blog www.educacaonaopara.com, como orientações dos especialistas Sônia Cavour (fonoaudióloga e terapeuta familiar) e Joelson Rodrigues (psiquiatra) no projeto Leituras em família. Também são disponibilizadas orientações para Educação Inclusiva no Instagram (@educacaosocioemocionalmacae), que destaca a importância de trabalhar com habilidades socioemocionais oferecendo sugestões simples para serem realizadas em família. Quem quiser registrar as atividades feitas em casa pode compartilhar a experiência neste mesmo endereço do Instagram.

Uma média de 1.200 alunos com laudos específicos são atendidos na Educação Especial, mas existem ainda estudantes em processo de avaliação (parecer pedagógico do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) ou laudo clínico. A rede municipal conta com 56 salas de recursos, ambientes específicos de atendimento, que visam assegurar a inclusão escolar, garantindo o acesso e a permanência no ensino.

Segundo a superintendente de Educação Integrada, Janaína Pinheiro, as atividades disponibilizadas no blog e as questões tratadas no Instagram visam compartilhar tarefas, motivar os alunos e reforçar a aproximação das famílias. As atividades pedagógicas online também são encontradas no aplicativo https://app.vc/educacaonaopara, elaborado pela equipe do projeto Inova Macaé - Laboratório de Inovação em Gestão Pública, vinculado à Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento.

O blog conta com orientações semanais para trabalhar com alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que assiste estudantes com deficiências físicas e múltiplas, autismo, transtornos do espectro autista e altas habilidades ou superdotação. Também são destacadas atividades pontuais para atendidos das salas de Apoio Pedagógico Específico (APE), que são estudantes do 1º ao 5º ano, que apresentam transtornos de aprendizagem, emocionais ou de comportamento da infância e adolescência. O material possui ainda a aba "Estratégias Facilitadoras para a Aprendizagem" que foram divididas nas deficiências e transtornos específicos.