logo

Educação Inclusiva prossegue com ações de acolhimento à escola

25/04/2024 15:34:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Divulgação

Escolas municipais Renato Martins e Polivalente foram as contempladas do mês de abril

Como um forte aliado no desenvolvimento global do aluno, a Secretaria de Educação, por meio da Superintendência de Educação Inclusiva e Social, prossegue com os encontros do projeto “Conhecer para Incluir”, uma atividade de orientação e acolhimento à escola e aos responsáveis dos alunos. A ação, que valoriza a importância do trabalho em parceria com as famílias, começou em março deste ano. As unidades Escola Municipal Renato Martins e Escola Municipal Polivalente Anísio Teixeira foram as contempladas do mês de abril.

A superintendente de Educação Inclusiva e Social, Janaina Pinheiro, destaca que a família é considerada uma importante instituição de aprendizagem dos alunos desde o nascimento, padrões de comportamento, hábitos, costumes, padrão de linguagem, maneiras de pensar, agir, e se expressar.

“A escola, ao unir o saber acadêmico escolar à cultura e experiências familiares, consegue ampliar as possibilidades de êxito no processo ensino/aprendizagem dos alunos e maior afetividade e envolvimento familiar, quando os pais participam da vida escolar dos filhos, estes aprendem mais e melhor”, frisa.

A programação do projeto continuará nas unidades escolares ao longo do ano letivo. As reuniões contam com interação entre pais, equipe da unidade escolar, Coordenação de Campo da Educação Inclusiva e Equipe Multiprofissional, composta por profissionais da Psicologia, Fonoaudiologia, e Psicopedagogia. A proposta é interligar a técnica e a prática, educação e cotidiano, para beneficio do aluno.

Janaina acrescenta que são abordados temas pertinentes, em material previamente estruturado pela equipe multiprofissional, com espaço para fala e escuta de todos os atores, visando o sucesso escolar dos alunos. “Entendemos que a comunicação e relacionamento familiar e escolar representam um espaço de superação de conflitos e dificuldades, proporcionando ao aluno um caminho livre para a aprendizagem”, pontua.


Fotos Relacionadas