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Educação Infantil vai receber kits com brinquedos

05/12/2012 09:57:00 - Jornalista: Joice Trindade

Para reforçar o processo ensino- aprendizagem e as atividades que destacam a importância do “brincar” para os estudantes do segmento infantil, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, entrega a partir desta quarta-feira (5) kits com brinquedos. A lista inclui itens como 57 casinhas amplas para garotada entrar e brincar de boneca e 114 carrinhos de passeio-empurrador.

A intenção da Secretaria de Educação é atender às 57 unidades que funcionam com Educação Infantil com os kits de brinquedos. A distribuição que está prevista para acontecer até o final do ano letivo visa atender os 8.570 alunos da Educação Infantil.

De acordo com o secretário de Educação, José Augusto Abreu Aguiar, o “brincar” na Educação Infantil é muito importante.

- Não medimos esforços para distribuir os kits com brinquedos. Através do “brincar” que a criança consegue ter maiores possibilidades em perceber, diferenciar e sentir o mundo ao seu redor. Na brincadeira os alunos da rede municipal exercitam-se cognitivamente, socialmente e efetivamente, disse.

A previsão é que as escolas de Educação Infantil que ainda não tenham parquinhos também ganhem, ainda este ano, cavalinhos de porte maior para fazer parte das atividades dos alunos do maternal ao Pré II. De acordo com a subsecretária de Educação Infantil, Márcia Heloísa Branco, a “Importância do Brincar” foi tema do curso de Formação Continuada dos profissionais que atuam com a Educação Infantil no decorrer do ano letivo.

- A fantasia do brincar caracteriza a didática a ser desenvolvida para faixa de idade da Educação Infantil. Para melhor lidar com estas questões, a equipe pedagógica desenvolveu programações que visam levar aos profissionais, como professores e auxiliares de serviços escolares, a procurar entender a natureza infantil. É brincando que a criança conhece a si e ao mundo. Através de atividades que enfatizam o brincar que nossos alunos descobrem suas próprias possibilidades e conhecem os elementos do mundo exterior. Enquanto brinca, o estudante aprende, quando corre atrás de uma bola ou de um carrinho, pula corda e brinca na casa de bonecas, pois explora o espaço à sua volta e se socializa com o grupo, disse.

Para a subsecretária de Educação Infantil, o “brincar” é uma importante forma de comunicação. “O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre o lúdico e aprendizagem. O “brincar” visa desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo”, finalizou Márcia Heloísa Branco.