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O xadrez desenvolve a atenção, concentração, julgamento, planejamento, imaginação, antecipação, memória e autoestima
As aulas do curso “Xadrez na Escola” foram iniciadas nesta sexta-feira (16) com a presença de alunos e profissionais da Educação. O curso tem como objetivo treinar pessoas para se tornarem multiplicadoras para a implantação do projeto. Esta foi a primeira etapa do curso, que ainda realizará outros encontros nos dias 23 e 30 de setembro, na sala 4 do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), das 8h30 às 13h30.
Para o secretário de Educação, Guto Garcia, o objetivo do curso “Xadrez na Escola” é permitir que a atividade complementar seja aproveitada em vários aspectos pedagógicos e no desenvolvimento de habilidades cognitivas:
- O xadrez serve como uma ferramenta pedagógica, que desenvolve habilidades como atenção, concentração, julgamento, planejamento, imaginação, antecipação, memória e autoestima, através da vontade de vencer. Estas são habilidades muito importantes para toda a vida, observou.
Durante o período em que estiverem participando do curso “Xadrez na Escola”, os educadores e estudantes aprenderão regras básicas do jogo, que vão desde os movimentos das peças, estratégias, o que é xeque (momento em que o rei é atacado por uma peça adversária) e xeque mate (essência do xadrez e o momento em que a partida termina), à anotação algébrica (forma de descrever uma partida de xadrez utilizando símbolos, números e letras), à geometria do tabuleiro, dentre outros. Com isso, eles estarão preparados para iniciar o trabalho.
- O principal na aula de xadrez não é que eles saiam do curso sabendo jogar xadrez maravilhosamente bem, e sim sabendo passar às crianças o espírito do jogo, que é praticar uma atividade agradável e que, ao mesmo tempo, trabalha diversos conceitos de uma forma lúdica – disse o monitor de xadrez Pedro Canella, que está ministrando o curso, e há dois anos desenvolve um projeto de xadrez com alunos do Colégio Municipal do Sana.
De acordo com a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria Rosa, todos receberam a proposta muito bem. “Oito unidades foram definidas para começar o projeto Xadrez na Escola, mas houve um interesse de outras em participar também. Com o curso, vamos criar novos multiplicadores, e a secretaria de Educação dará um passo interessante, pois o xadrez como atividade complementar ajudará a rede como um todo”, disse.
A subsecretária lembrou que o Art Luz também participa, além dos representantes das unidades contempladas para este semestre, que são o Colégio Municipal Elza Ibrahim, Colégio Municipal Pedro Adami, Colégio Municipal do Sana, Escola Municipal Amil Tanos, Colégio Municipal Samuel Brust, CIEP Maringá, Escola Estadual Municipalizada Coquinho e CIEP Darci Ribeiro. “Temos também participando do curso representantes do Programa Art Luz, que trabalha cidadania e ação social nas comunidades, das quais os nossos alunos também fazem parte”, completou Conceição.
A professora de matemática da Escola Municipal Maria Letícia Peçanha de Aguiar e do CIEP Maringá, Marcele da Silva Santos, concorda. “Acho muito enriquecedor levarmos os conceitos trabalhados no xadrez para a sala, especialmente para as aulas de matemática, onde se trabalha muito com o raciocínio lógico. Além disso, esse tipo de jogo cria disciplina nos alunos, deixando-os mais calmos e concentrados nas aulas”, afirmou.
O aluno do 9º ano do C.M. Elza Ibrahim, Misael Ayres, também está empolgado em participar do projeto: “Muito mais que um jogo, o xadrez nos ajuda a desenvolver diversas habilidades, como estratégia, raciocínio e concentração. Tudo isso nos ajuda não só quando estamos jogando, mas em qualquer momento de nossas vidas”, pontuou.
O processo para a aquisição de 100 mesas de xadrez e dama que serão instaladas nas oito escolas do projeto já foi empenhado e, a partir de segunda-feira (19), começarão a ser entregues pela empresa fornecedora. Além disso, uma programação está sendo montada para atender as demais unidades da rede. Serão entregues 20 mesas por semana e em aproximadamente um mês e meio todas estarão instaladas.
A ideia é que, ao final do curso, no dia 30, todos participem de um torneio entre si, em cada escola, e que em novembro seja promovido um torneio entre essas oito escolas, quando serão distribuídas medalhas para os alunos. O evento servirá também para avaliação do projeto “Xadrez na Escola” para possível ampliação em 2012.