Tiveram início, neste mês, as aulas do Pré-Vestibular Social, da Prefeitura de Macaé, oferecido através da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Cerca de 300 estudantes estão inscritos. O curso, que tem a duração de dez meses, tem o objetivo de atender a demanda daqueles que têm a intenção de ingressar no Ensino Superior, mas não dispõem de recursos financeiros para arcar com as despesas. Todos os professores que atuam no programa fazem parte do efetivo da rede municipal de ensino.
O curso, que está funcionando no prédio da antiga FeMASS, na Rua Teixeira de Gouveia, nº 634, no Centro, já é considerado sucesso. De acordo com o coordenador do programa, Reginaldo de Moraes, o Pré- Vestibular Social já conta com um cadastro reserva que visa atender aos alunos excedentes, que não se cadastraram no período de inscrições.
- A previsão é que os estudantes sejam atendidos no meio do ano, período em que haverá vestibular para o ingresso nas faculdades no segundo semestre. Temos um cadastro de espera, para que na medida em que houver desistências possamos atender aos cadastrados, diz, lembrando que na primeira semana de aulas aconteceram palestras sobre vestibular e orientação vocacional.
Durante o decorrer do ano letivo os alunos irão participar de três simulados; o primeiro será nos meses de abril e maio conforme o padrão da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), o segundo será aos moldes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Já o terceiro simulado será no mês de agosto, seguindo o padrão da Universidade federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O perfil dos estudantes do curso é de jovens na faixa dos 16 aos 70 anos. "A maior parte dos participantes são estudantes da rede pública de ensino. Hoje, temos a satisfação de registrar que a maior parte dos que passam pelo Pré-Vestibular Social são aprovados nas diversas faculdades públicas do país”, ressalta.
O Programa do Pré- Vestibular Social é realizado de segunda a sexta-feira nos seguintes horários; das 7h20, às 12h, das 13h30 às 18h, e das 18h15 às 22h. “De todos os estudantes, que concluem nosso pré-vestibular, cerca de 50% conseguem ser aprovados nos vestibulares dos quais prestam, e para instituições com excelentes referências como UFF, UFRJ e FeMass”, afirma Reginaldo. Ele acrescenta que o programa é fruto de determinação da equipe da Semed.