Para proporcionar qualificação na área de informática, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, iniciou as aulas da primeira turma do curso de Manutenção de Notebooks. Com início na última quarta-feira (26), a capacitação tem como objetivo preparar o aluno para realizar a manutenção de hardwares dos principais modelos de notebooks do mercado, aplicando técnicas de manutenção preventiva e corretiva. Ao longo de pouco mais de um mês, serão dez aulas ministradas na Fábrica da Cidadania.
- Já são mais de 900 pessoas treinadas em Manutenção e Montagem e agora estamos querendo avançar mais. E com certeza vamos capacitar e formar mais alunos. Nosso objetivo é transformar Macaé na cidade do conhecimento, em que ninguém precise mais viajar para se formar ou fazer um curso de qualificação, pois tudo isso já é disponibilizado pela Prefeitura – disse o secretário de Educação, Guto Garcia.
O curso de Manutenção de Notebooks não terá foco principal na teoria, já que os alunos já chegam com a experiência adquirida no curso de Montagem e Manutenção na própria Fábrica da Cidadania. Trata-se de um curso mais prático e informativo, onde eles vão aprender como abrir, desmontar, substituir peças, reparar para o recondicionamento de placa mãe dos laptops, dentre outras coisas.
- Foram feitas avaliações teóricas e práticas, e foram escolhidos 25 alunos para compor a turma. Demos prioridade aos ex-alunos que trabalham na área, porque eles já têm experiência. Não é para ensiná-los a mexer no laptop, que tem dificuldades particulares que serão trabalhadas nas aulas. São alunos que tem um conhecimento muito grande. A maioria está trabalhando aqui conosco ou em empresas, fazendo suporte ou trabalhando com manutenção – disse o coordenador da Fábrica da Cidadania, José Vicente Rodrigues.
De acordo com o professor Vanderlan Xavier, que ministra o curso, o objetivo é que o que o aluno realmente conheça os conceitos para que no futuro possa ser realizado um curso avançado: “Durante as aulas, o aluno conhece o notebook de ponta a ponta, abrindo, verificando todos os componentes internos, peças de reposição, quais são os procedimentos de montagem e desmontagem, componentes eletrônicos SMBs e BGAs e os principais defeitos. Além disso, eles ainda assistirão a seminários sobre vários temas e aprenderão sobre configuração de setup, instalação de Windows, drives e rede interna, sempre aliando a teoria com a prática”, explicou.
Os estudantes que formam a primeira turma do curso sabem que ao agregarem este conhecimento estarão dando um passo à frente de todos os técnicos envolvidos na área de manutenção, já que eles ingressam em um seguimento carente de profissionais.
– Procurei o curso para me aprimorar, pois comecei a atuar na área de suporte em uma empresa. A informática é muito procurada no mercado de trabalho, porque toda empresa utiliza computadores, então tem que ter um profissional que faça essa manutenção – disse Walter Fidélis.
Seu colega de turma, Ulisses Fernandes, concorda. “Temos sempre que nos aperfeiçoar porque o avanço da tecnologia é muito grande. O importante é se capacitar para entrar no mercado, especialmente este que é novo”, completou.
Até quem tem formação em outra área resolveu fazer o curso para se aperfeiçoar ainda mais. “Um curso como este só tem a somar. Sou formada em Letras, mas soube do curso e gostei por ser desafiador, já que a maioria da turma é composta de homens”, lembrou Paula Lima.
A intenção é que sejam realizados quatro módulos do curso de Manutenção de Notebooks por ano. E já na segunda turma, a pretensão é fazer uma inscrição aberta, pelo site da Prefeitura para que os jovens da cidade que queiram aprender tenham acesso ao curso, único gratuito no município.
- Vamos abrir as inscrições para o curso de Montagem e Manutenção na próxima quinta-feira, dia 3 de novembro, e a partir de 15 de novembro o de Manutenção de Notebooks, com as aulas se iniciando, provavelmente, a partir de fevereiro, adiantou José Vicente.
Outros cursos gratuitos também estão sendo preparados para que sejam ministrados na Fábrica da Cidadania. “Estamos pretendendo promover um curso de Redes e um curso básico de Linux, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura, que deve ter uma turma formada pelos funcionários da Prefeitura que trabalham na Fábrica e na Coordenadoria de Tecnologia. Esses monitores serão multiplicadores desse conteúdo para a comunidade“ , finalizou o coordenador da Fábrica da Cidadania.