Com a participação de mais de 60 alunos, a secretaria Municipal de Educação, através do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), deu início nesta segunda-feira (10), as Oficinas de Grafite e Aerografia em duas escolas da rede municipal de ensino, cumprindo assim a nona meta anunciada no início do ano letivo pela secretária Municipal de Educação e vice-prefeita de Macaé, Marilena Garcia, que tem como objetivo oferecer curso de capacitação aos alunos da rede municipal.
A primeiras aula de Grafite foi relizada no Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão, no Centro. Já à noite a aula de Aerografia acontece na Escola Municipal Zelita Rocha, no Aeroporto. “No colégio Maria Isabel, temos duas turmas, com 20 alunos cada e as aulas acontecem no turno da manhã às segundas, quartas e sextas-feiras. Já na Escola Zelita Rocha estamos com uma turma com 25 alunos, e as aulas serão ministradas às 18h nos mesmos dias”, explicou Renata Dumard, coordenadora pedagógica do CETEP.
Segundo a secretária municipal de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, as oficinas têm como objetivo formar novos artistas na área e conscientizar os alunos do que se trata o grafite, de onde surgiu e como esses alunos podem utilizar suas técnicas no meio profissional. “O grafiteiro não é um pichador, mas sim um artista, nossa idéia é fazer com que esses alunos aprendam a diferença e utilizem a arte para o bem, e possam até um dia se profissionalizar na área da cultura e arte”, disse.
Cada oficina terá duração de quatro meses, sendo dividida em dois módulos de dois meses cada. Um módulo para trabalhar letras e o outro para personagem. “Todo mês terá uma aula prática com spray e no fim do curso a formação de um painel, aonde cada aluno vai por em prática o que aprendeu ao longo do curso”, explicou.
A diretora do Colégio Maria Isabel, Ana Maria Azevedo, não só aprovou a iniciativa como também está muito otimista com o resultado. “Esse é um dos cursos que atende a nossa demanda. Além de termos alunos que com certeza se destacarão pelo talento, também sabemos que um trabalho desses traz cultura e arte para dentro da escola, transforma nossos alunos. A arte é capaz de sensibilizar e mostrar como podemos seguir nossos caminhos de forma correta”, enfatizou.
No primeiro módulo os alunos aprenderão sobre história do grafite às seguintes áreas: amplitude e possibilidades, criação do tag, e as Letras: Bomb, Wild Style, Free Style, Basic Style, letras de Tag, luz e sombra, escala, efeitos, 2D. Já no segundo módulo serão trabalhadas as técnicas de criação de personagem, cabeça / face (boca, nariz, olhos, orelha, cabelo.), corpo, mãos e pés e expressões.
As oficinas foram iniciativas da secretária de Educação, enquanto vice-prefeita, após verificar a quantidade de muros e prédios pichados no município. “Sabemos que o grafite é uma arte, uma maneira que os jovens têm de se expressar, porque não fazê-lo de forma correta e bela. Vamos ensinar a esses jovens o manuseio certo dos materiais como o spray, para que as pessoas que passarem pelos locais onde houver um trabalho com grafite identifique ali uma arte. Sabemos também que pessoas com talento nós temos, então porque não aprimorar e dar oportunidade a essas pessoas? Isso é o que estamos fazendo”, destacou Marilena.
Para dar as aulas de Aerografia, o Cetep contratou a artista plástica Viviane Cristine Silva de Farias que vem participando desde o início do projeto Minha Escola Querida, da Secretaria de Educação de Macaé, inovando a pintura das escolas municipais com o toque de arte urbana que agrada em cheio aos alunos. Já as aulas de Grafite são ministradas pelo grupo “Kolirius”, formado por profissionais que seguem a tradição de manter sempre um apelido com o qual assinam seus desenhos.