Realizado como mais uma forma de defender a permanência das atuais regras de distribuição dos royalties o Concurso de Redação e Desenho promovido pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, encerrou a primeira etapa, na sexta-feira (25). Cada escola selecionou um trabalho, por grupo, que foi entregue à Secretaria de Educação. Agora, os trabalhos inscritos serão selecionados por uma comissão julgadora e resultado será divulgado após a avaliação deste grupo, com a entrega da homenagem e dos prêmios aos participantes.
Além de ter como objetivo incentivar as habilidades e competências de leitura, escrita e representação artística dos alunos da rede municipal de ensino, a intenção foi fazer que os alunos conhecessem um pouco mais sobre o recebimento dos royalties e entendessem que este não é um benefício, mas uma compensação financeira por todos os impactos trazidos pela exploração petrolífera na cidade:
Os alunos da Educação Infantil e do 1º ano de escolaridade participaram de um concurso de desenho, com a temática “Macaé, capital nacional do petróleo”. Já os alunos do Ensino Fundamental foram divididos em dois grupos. Do 2º ao 5º ano realizaram um concurso de redação com o tema “Macaé, capital nacional do petróleo – novos desafios”, enquanto que do 6º ao 9º ano fizeram uma pesquisa sobre “A história dos royalties”. Os estudantes do Ensino Médio e da Educação para Jovens e Adultos, que formarão um só grupo, também fizeram redações sobre “Macaé, capital nacional do petróleo – novos desafios”.
A diretora-adjunta da Escola Municipal Interagir que atende a 396 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, Danielle Oliveira Vieira, afirmou que todos os estudantes se mobilizaram para realizar bons trabalhos sobre o tema: “Todos os alunos participaram com trabalhos muito bons. Fizemos uma seleção de três trabalhos por turma e uma seleção geral para definir o trabalho a ser enviado. Os professores acompanharam a produção dos alunos e auxiliaram, com a leitura de jornais e revistas, para que eles tivessem a real noção da importância dos royalties”.
Os trabalhos enviados à Secretaria de Educação serão selecionados por uma comissão julgadora e os alunos com os melhores resultados receberão uma homenagem e serão premiados com computadores: “Como incentivo a participação destes alunos, vamos premiar com laptops os melhores trabalhos em cada categoria escolhidos. Serão quatro categorias no total e cada aluno que conquistar o primeiro lugar em seu respectivo concurso receberá um computador”, disse o secretário de Educação, Guto Garcia.
O texto que institui novos critérios para a divisão dos royalties entre a União, estados e municípios, produtores ou não, proposto pelo senador Vital do Rêgo e aprovado no Senado, pode gerar perdas de R$ 4,3 bilhões no orçamento de 2012 dos estados do Rio e do Espírito Santo, principais produtores de petróleo.